Por entre trilhos e montes

Bruno Ferreira e Carla Sousa ganharam as principais provas, numa manhã bem passada

• Foto: Simão Freitas

A 5ª edição do Hard Trail Monte da Padela realizou-se na manhã deste domingo em Barroselas, Viana do Castelo, contando com quatro centenas de participantes e também com muito público.

Esta prova da Liga Allianz Running Record foi organizada pela ‘Padela Natural - Associação Promotora’, na terra natal de Rui Sousa, o ciclista mais velho do pelotão português, que abandonou a modalidade no final da última edição da Volta a Portugal em bicicleta.

Rui Sousa fez, aliás, questão de participar na prova por "gostar de trail e especialmente por este ser realizado à porta de casa". O também presidente da União de Freguesias Barroselas/Carvoeiro, acrescentou tratar-se de "um ambiente fantástico no meio de trilhos espetaculares com paisagens deslumbrantes."

Com partidas junto às Piscinas Municipais de Barroselas, as provas de 25 km, 15 km e a caminhada realizaram-se integralmente em ambiente de monte, em estrada e trilhos, e mantiveram-se os pontos de interesse mais conhecidos: o carrossel técnico da Padela, as suas descidas vertiginosas, as paisagens no topo de Agros e o desafio da enorme Lage Negra dificultaram a vida aos atletas.

Bruno Ferreira (Águias de Alvelos) venceu a prova rainha, galgando os 25 km em 02:11.56. Nas senhoras, a 1ª foi Carla Sousa (EDV – Viana Trail) com 2:55.06.

Na competição dos 15 km, mais de 190 atletas estiveram presentes, com a vitória da geral a sorrir ao veterano Fernando Silva (Fragoso) com o tempo de 1:23.38. Flora Leite (Padela Natural Team/Fisiofreixo) foi a senhora mais rápida e chegou na frente com o registo de 1:46.06.

Já o júnior Trail Monte da Padela decorreu com curtas e variadas distâncias, de acordo com as faixas etárias até aos 18 anos.

O Monte da Padela não é muito grande, mas surpreende pela sua dureza. A área é muito popular e reconhecida internacionalmente por ser pontuável para o Ultra Trail do Mont Blanc, a prova mítica de trail que decorre na Europa.

"Esta prova iniciou-se quando o trail dava as suas primeiras passadas em Portugal. Sempre foi conhecido pela dureza e custava a crer como uma freguesia de quatro mil habitantes, a cerca de 12 km de Viana do Castelo, conseguia fazer uma competição tão seletiva", afirma João Sobreiro da organização.

Durante todo o dia, a animação foi muita no Fun Park, como já vem sendo hábito nas etapas da Liga Allianz Running Record. As animações de futebol, golfe e bicicleta foram as mais procuradas pelos muitos populares.

RESULTADOS

Masculinos

1º Bruno Ferreira (Águias de Alvelos), 2:11.56, 2º Francisco Fernandes (Águias de Alvelos), 2:20.33, 3º Bruno Ribeiro (Águias de Alvelos), 2:25.18, 4º Amândio Faria de Freitas (EDV Viana Trail), 2:31.24, 5º Humberto Vara (Individual), 2:39.00, 6º Orlando Silva (Olimpico Vianense Trail), 2:40.30 , 7º Fernando Silva (Alexandra Carvalho Team), 2:43.18 , 8º Nuno Oliveira (EDV Viana Trail), 2:44.39, 9º Rui Pedro Soares (Padela Natural Team/Fisiofreixo), 2:47.08, 10º Pedro Alves (GD Castelense) 02:51:38

Femininos

1º Carla Sousa (EDV Viana - Trail), 2:55.06, 2º Catarina Amorim (GD Castelense), 3:36.55

Por Pedro Xavier
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Record Running

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0