22 julho 2019 - 14:43
Semana #1: Um arranque a todo o gás
Assim foi o arranque da minha preparação rumo à Maratona de Nova Iorque

E está concluída a primeira semana de preparação para a Maratona de Nova Iorque. Já só faltam 15! (Há que ver sempre a situação pelo lado positivo, não é...?)
Relacionadas
Consegui cumprir os sete treinos que tinha no plano, entre progressivos (dois), séries (um), longos (um) e calmos (três) - podem ver os dados nos links abaixo -, mas praticamente todos sentindo efetivamente o peso da falta do descanso que acima falei. É que, parecendo que não, dormir e descansar bem faz muita diferença no rendimento que podemos ter, pois afinal de contas o nosso corpo não é uma máquina, ainda que por vezes achemos que sim.
É esse, aliás, um dos segredos dos atletas africanos, os mestres das longas distâncias, pois são bem capazes de dormir/descansar mais de dez horas diárias nas suas preparações. Algo que nós, atletas amadores que têm trabalhos 'normais', provavelmente nunca conseguiremos fazer. Por isso, é descansar o máximo possível, tentando que encaixar tudo da melhor forma na nossa vida. Não é fácil, mas no final da jornada valerá bem a pena. Acreditem...
Bem, está feito o balanço desta minha primeira semana de preparação para Nova Iorque, que curiosamente foi a mais carregada de sempre desde que comecei a correr (ver dados abaixo). Foi um bom ponto de partida para o que aí vem. Venha a próxima!
A primeira semana em números
» 108 km
» 9:06 horas
» 5'02 de ritmo médio
» 7 treinos de corrida
» 1 treino de ginásio
Os meus treinos no Strava
16/07: Calmo
17/07: Séries longas
18/07: Progressivo
19/07: Calmo
20/07: Longo progressivo
21/07: Calmo
Dica #2: seguir um plano de treinos bem estruturado (recorda a dica #1)
Este será, muito provavelmente, um dos maiores erros que vejo por parte de quem está a tentar preparar uma prova. Treinar ao sabor do vento, pelo que apetece no dia X, exagerar nas cargas... São erros que eu próprio já cometi, mas que com o passar do tempo percebi que apenas prejudicavam a minha vontade de atingir determinados objetivos.
Para os conseguir, temos de seguir um plano estruturado de forma correta, com treinos específicos, sejam eles de velocidade ou longos, e também com treinos que são simplesmente para cumprir quilómetros e recuperar (nem todos os treinos são para dar tudo!).
Há vários locais onde podemos encontrar planos de treino: desde sites ou livros da matéria que os publicam como base a seguir e até mesmo aplicações que nos desenham programas de preparação (Garmin Connect, Nike Run Plus, etc.). Ainda assim, o que recomendo mesmo é encontrar um treinador, que nos possa construir um plano elaborado à medida das nossas especificidades e objetivos.
No nosso país a escolha ainda é curta para o pelotão amador, mas já há vários grupos de treino que o fazem, tanto de forma presencial como online, como são por exemplo o Training The Online Distance, Running Force, RB Running, GFD Running, entre outros. Há também vários grupos de treino que têm treinadores integrados e que ajudam muitos corredores a atingir os seus objetivos. Por vezes basta procurar um bocadinho para encontrarmos quem nos possa ajudar da melhor forma...
Segue a minha aventura em:
Wordpress