Os atletas espanhóis foram os grandes dominadores da edição de 2024 da já tradicional Triangle Adventure by Azores Trail Run, que este fim de semana levou a três ilhas dos Açores (Pico, São Jorge e Faial) participantes de 19 países, todos eles com vontade de se superar, mas também de conhecer os encantos da ilha atlântica. No final, mais do que as vitórias de Daniel Fernandez nos homens e de Irene Hernandez nas mulheres, o que fica é mesmo isso, como se pode ver pelas imagens que acompanham este texto.
"Este ano, o Triangle Adventure reflete o auge da beleza dos Açores e da nossa dedicação organizacional," afirmou Mário Leal, o diretor do evento. "É um privilégio ver como a nossa equipa de voluntários, população local e a paisagem marcante das ilhas criaram um impacto duradouro nos participantes", acrescentou.
Segundo colocado na tabela, mas claramente o atleta mais sonante presente, o espanhol Chema Martínez confirmou isso mesmo. "O Triangle Adventure é um evento espetacular. A qualidade da organização e a beleza das ilhas transformam esta prova em algo único. Correr aqui é uma experiência incomparável", disse o carismático atleta olímpico espanhol, de 53 anos.
Já Daniel Fernandez, vencedor masculino, descreveu a sua experiência: "A organização é impecável, e correr através de uma natureza tão
intocada é algo que vou guardar para sempre." Ao passo que Irene Hernandez destacou o cenário único: "Cada passo era como uma viagem por outro mundo. Os Açores são um lugar que fica na memória."
Resultados de 2024
Pódio Masculino
1. Daniel Fernandez (ESP) - 7:36:21
2. Chema Martínez (ESP) - 7:57:00
3. Nuno Tavares (POR) - 8:04:36
Pódio Feminino
1. Irene Hernandez (ESP) - 9:37:11
2. Filipa Castela (POR) - 10:54:53
3. Caroline Teixeira (FRA) - 12:00:54
Os participantes percorreram três percursos emblemáticos:
? Pico: Da Vinha à Montanha (25 km)
? São Jorge: Trilho das Fajãs (25 km)
? Faial: Trail dos Vulcões (33 km)
Enquanto o Triangle Adventure se prepara para a 11ª edição, continua a consolidar-se como referência em turismo de aventura sustentável, promovendo os Açores como um destino de excelência.
Por Record