É a modalidade rainha em muitos dos países que fizeram parte do Império Britânico.
O cricket, que não tem expressão na grande maioria dos países, é, paradoxalmente, considerado o segundo desporto mais popular do Mundo, logo a seguir ao futebol, sobretudo por causa dos milhões de praticantes e adeptos de países grandes como Austrália, Índia, África do Sul, entre outros que tiveram ligações ao Império Britânico.
O problema é que os mais ortodoxos lamentam o facto de haver competições a mais. Com o campeonato ‘Twenty20’ à porta – uma espécie de Mundial da modalidade, mas com outro nome e com prémios chorudos –, muitos consideram que o cricket está a vulgarizar-se devido à elevada quantidade de torneios. Esta será a sexta prova internacional em apenas 9 anos! Desde 2011, realizou-se o Campeonato do Mundo, o Twenty20 em 2012, o Troféu dos Campeões (entre as oito melhores seleções) em 2013, outro Twenty20 em 2014 e outro Mundial em 2015. E, a partir desta terça-feira volta a discutir-se o Twenty20. Ou seja, há uma competição mundial todos os anos.
Relutância
O Conselho Internacional de Críquete (ICC) tem sido pressionado a organizar um Mundial de 4 em 4 anos, tal como acontece no futebol, por forma ser ‘exclusivo’ e não ‘redundante’. Mas o ICC não parece interessado em mudar, até porque as multidões continuam a comparecer. E enquanto houver milhões a circular, tudo ficará na mesma.
Prova arranca em Inglaterra na quarta-feira
Cubs fizeram a festa no sétimo jogo da final, ao bater os Cleveland indians num jogo dramático (8-7)
Carla Salomé Rocha e Inês Monteiro sonham com um lugar entre as 10 primeiras hoje em Chia, Itália
Melhores do ranking falham a competição em Doha, cujos prémios monetários estão aquém dos torneios internacionais
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões