Emoção do alto do ilhéu até ao mar

Classificado como reserva natural desde 1983, o ilhéu de Vila Franca do Campo, em São Miguel, Açores, recebe a 9 de julho a terceira etapa...

O cenário é o ideal. No meio do oceano Atlântico, um pequeno ilhéu recebe pela quinta vez consecutiva, na versão masculina, e pela segunda em feminino, uma modalidade nascida há mais de 200 anos numa outra ilha, o Havai, num outro oceano, o Pacífico. O Red Bull Cliff Diving World Series, que recuperou as origens surgindo como competição em 2009, mostra a destreza dos atletas em saltos para a água. De uma altura que mete respeito, os atletas fazem acrobacias que não são para todos.

A etapa terceira do mundial 2016 disputa-se a 9 de julho no ilhéu de Vila Franca do Campo, ao largo da ilha de São Miguel, nos Açores. Uma plataforma fixada a 27 metros, para os homens, e outra a 20 metros, para as mulheres, são ponto de partida para os saltos a partir das rochas em direção ao mar. Uma competição que mostra a beleza natural dos Açores e que leva muitos a ficarem a conhecer um pouco melhor esta ilha, que seduz naturalmente. No ano passado, na estreia da competição feminina, a mexicana Adriana Jimenez ficou extasiada com a etapa portuguesa: "Saltar nesta ilha diretamente das rochas é uma experiência única. Estou rendida aos Açores que são já o meu ‘spot’ preferido para o Cliff Diving", confessava na altura. Este ano, estará de volta a São Miguel, na segunda etapa feminina, depois da prova no Texas, Estados Unidos, ter sido dominada pela 'wildcard' australiana Rhiannan Iffland.

Em masculinos, a temporada 2016 do Red Bull Cliff Diving World Series começou igualmente a 4 de junho no Texas, onde o mexicano Jonathan Paredes liderou a prova. E ainda antes de chegar aos Açores, a competição passou, a 18 de junho, pela capital da Dinamarca, Copenhaga, com o britânico Gary Hunt - atual campeão, que soma no total cinco títulos - , a vencer a etapa, sem no entanto conseguir roubar a liderança da geral a Paredes.

Tudo a postos para que o espectáculo continue. Este ano com a novidade de poder acompanhar as etapas em www.redbull.tv e ainda de poder experimentar saltar virtualmente em redbullcliffdiving.com/game.

Por Marta Correia Azevedo
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Atual

A guerra dos pinos

Melhores do ranking falham a competição em Doha, cujos prémios monetários estão aquém dos torneios internacionais

Notícias
Notícias Mais Vistas