Europeu de andebol: Todos contra França

Comandados por Nikola Karabatic, os campeões olímpicos, mundiais e europeus defendem hegemonia

A França não tem dado hipóteses no andebol, sendo a grande favorita no Campeonato da Europa, que irá decorrer entre os dias 15 e 31 na Polónia. São muitos os fatores que contribuem para que os gauleses tenham a hegemonia, depois de se sagrarem bicampeões olímpicos em Pequim’2008 e Londres’2012, e medalhados de ouro nos últimos Mundial’2015 e Europeu’2014.

Com muitas estrelas nas suas fileiras, a França detém uma das melhores seleções de sempre da história, sendo o único país a conquistar, no mesmo ciclo, os três títulos mais importantes das provas internacionais, sempre comandada por um trunfo incontornável, Nikola Karabatic, por muitos considerado o melhor andebolista de sempre.

O central e lateral-esquerdo de origem servo-croata, que voltou a ser considerado o MVP de 2015, tem um talento inconfundível, uma técnica apuradíssima e é muito forte fisicamente. A inteligência na construção do jogo, o poder de finta nos duelos individuais e o potente remate exterior são outras das suas características. Como resultado, Karabatic acumulou um fabuloso palmarés, tanto na sua seleção como também nos clubes por onde passou.

Outros candidatos

Numa prova onde Portugal não marca presença desde 2006, outras seleções têm ambições para destronar a França, numa prova muito competitiva. A começar pela Polónia, medalha de bronze no Mundial’2015, que beneficiará do fator casa, sempre com um apoio acima dos 15 mil espectadores.

Depois há a Dinamarca, vice-campeã europeia, a Espanha (bronze) e a Croácia (4.ª), países que têm estado quase sempre na luta pelas medalhas.

E para animar a festa, destaque para a presença dos árbitros Duarte Santos e Ricardo Fonseca, que estiveram no Mundial e vão ao Europeu, sendo candidatos para se tornarem na primeira dupla portuguesa em Jogos Olímpicos.

Por Alexandre Reis
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atual

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.