Caminho TT com história

Durante 4 dias juntámo-nos ao Clube Escape Livre para uma peregrinação de TT com mais de 40 veículos Mercedes 4MATIC

O que é que Portugal tem? Tem segredos e histórias como ‘ninguém’. Durante quatro dias intensos juntámo-nos ao Clube Escape Livre (habituado a organizar passeios há 30 anos) para uma peregrinação de TT com mais de 40 veículos Mercedes 4MATIC (tecnologia de tração integral), até Santiago de Compostela, feita pelos peregrinos há quase mil anos.

A partida soou às 8h00 de um sábado de outubro, na localidade medieval de Trancoso (distrito da Guarda), onde o rei D. Dinis se casou com D. Isabel (século XIII). O companheiro de viagem? Um Mercedes GLA 220 4MATIC, o SUV mais pequeno da marca. Quinze minutos depois já estávamos fora de estrada, usufruindo das vistas deslumbrantes das várias capelas ‘perdidas’ por estradas de terra.

No gigante mosteiro de São João de Tarouca descobrimos o maior túmulo em Portugal, na Torre Medieval de Ucanha ficámos a conhecer a lenda do velho abade que cobrava impostos a todos que passagem pela ponte medieval, exceto aos peregrinos.

‘Rali de Fafe’

O todo-o-terreno chegou domingo, no segundo dia de peregrinação e, apesar da bênção da chuva, incluiu uma cereja no topo do bolo: já perto da zona de Fafe divertimo-nos pelos troços do Rali de Portugal (e de Fafe). Com a confiança de guiar um GLA com tração integral tentámos fazer pequenos drifts nas míticas curvas.

No mítico Cabeço da Pedra Sentada não arriscámos fazer o típico voo dos carros de rali e depois das emoções do rali no pequeno mas estável GLA, decorámos o SUV de lama e terminámos com visita ao gigantesco, rico em história e agora reabilitado Mosteiro de Tibães (século XI), com vista sobre Braga.

No terceiro dia da aventura subimos até ao Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo. A vista mais deslumbrante do Minho luso foi já na Galiza, num dos miradouros virados para Portugal, onde ficámos sem palavras perante a beleza da natureza.

Com o sol a ‘cair’ no horizonte, fizemos uma visita breve (e típica para os peregrinos) ao mosteiro galego de OIA – único mosteiro cisterciense junto ao mar – e partimos para Santiago de Compostela. A peregrinação TT terminou à noite com 5 km a pé até à Catedral de Santiago de Compostela.

Na manhã seguinte assistimos à missa dos peregrinos na catedral e à tradicional ‘dança’ do botafumeiro. Depois de 207 km de terra e 426 de asfalto, a missão ficou cumprida sem furos e com muitas histórias.

João Tomé

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Revista R

Honda Civic eHEV: Novos desígnios

A Honda prossegue o plano de eletrificação de todos os modelos da gama – há três novos elétricos puros para lançar até 2023 – e coube agora a vez ao Honda Civic.

Notícias
Notícias Mais Vistas