Record

O emplastro

figura mediática no futebol... e não só

A figura: O emplastro
A figura: O emplastro
A figura: O emplastro
A figura: O emplastro
A figura: O emplastro
A figura: O emplastro
A figura: O emplastro
A figura: O emplastro
A figura: O emplastro
A figura: O emplastro
A figura: O emplastro
A figura: O emplastro

Nasceu na Madalena, uma freguesia costeira de Vila Nova de Gaia, e ficou muito cedo órfão. Fernando Alves, hoje conhecido (a Norte) por Animal e (a Sul) por Emplastro, viveu sempre também com dificuldades do ponto de vista do seu desenvolvimento mental. Aqueles que conviveram com ele na infância tratavam-no por "Palhinha".

Ainda menino, começou a frequentar os estádios gaienses, já à procura do máximo protagonismo, mas ainda sem conseguir entrar no enquadramento das câmaras. De onde lhe veio a ideia, nem o próprio sabe explicar. A verdade é que desde o início da década de 90 do século passado a sua figura começou a fazer parte do mundo da bola, ora surgindo atrás de repórteres de estações de televisão, ora insinuando-se nos locais da bancada cobertos pelas câmaras que filmavam os jogos.

O Fernando tinha encontrado o seu nicho de mercado depois de ter começado a pedir dinheiro nos semáforos. A fama conquistada permite-lhe viver sem problemas, pois normalmente pede sempre algum dinheiro pelas fotos que tira com adeptos. Mas o futebol não é a sua única praia.

O Animal (assim baptizado pelos Super Dragões, que muitas vezes lhe deram boleia) ou Emplastro não é exclusivo do futebol. Os grandes momentos do santuário de Fátima contam também sempre com a sua presença e até já foi possível vê-lo numa missa de domingo da RTP, sendo o primeiro a tomar a hóstia. Em Fátima, por exemplo, este conhecido figurante refinou a sua presença ao surgir no enquadramento dos fiéis entrevistados empunhando uma imagem de Nossa Senhora. Até chegar ao estrelato, Fernando trabalhou dez anos na indústria de máquinas de panificação, com o apoio da CERCI de Gaia, no âmbito de um programa de integração de miúdos com deficiência no mundo do trabalho. Nessa altura, entregava o dinheiro que ganhava em casa e depois ia pedir para a Igreja dos Congregados, no Porto.

Uma estrela

A sua popularidade é tal que até já conseguiu ser convidado especial de grupos de estudantes finalistas que rumam ao Loret del Mar, na Catalunha. Uma popularidade que lhe garante também muitas entradas em estádios e noutros espetáculos, onde exibe a tal atração magnética por câmaras em on.

O Animal é também vedeta entre os jogadores. Hoje o acesso a eles está mais difícil mas é sempre possível encontrar uma falha no sistema. O Fernando é especialista em penetrações desse tipo e ficou célebre o momento em que Hulk deu 20 euros a Walter para este dar um chocho ao Animal. Quem escapou de tal foi Fernando Santos, quando um dia, no final de uma conferência de imprensa, livrou-se por milímetros do beijoqueiro. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, é outra das casas de Fernando Alves. Passa lá muitos dias e também algumas noites. Record até já o apanhou a fazer a contabilidade de um dia de trabalho, mas o Fisco parece que ainda não…

Esta figura do nosso futebol, que muitas vezes viaja para Lisboa também à boleia dos camiões das equipas que asseguram as transmissões de jogos, não tem como única arte aparecer nas câmaras. Também é especialista em tirar a placa que ganhou após uma presença num programa de Herman José e em debitar os nomes de todas as estações de metro do Estádio do Dragão à Póvoa de Varzim. Não vamos dizê-las todas, pois são 35. Como não podia deixar de ser, uma das suas aparições não foi em Fátima mas sim no 33 da Abade Faria, em Lisboa.

Momento MTV

O seu grande momento de glória, do qual não terá ainda perceção, aconteceu, quando um dos seus sketches surgiu num dos programas mais vistos da MTV norte-americano, o "Ridiculousness", também exibido aqui na terra onde Miguel Guerreiro, da SIC, foi, até ver, o único repórter a dar o microfone ao Animal e a colocar-se na sua posição, numa curiosa inversão de papéis.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Revista R

Notícias
M