Ligue-se à corrente para fazer exercício

Fazer abdominais, flexões e agachamentos enquanto recebe estímulos elétricos nos músculos parece-lhe bem?

A maneira mais simples de explicar o electro fitness é dizer que é um treino curto de alta intensidade que, através de pequenos estímulos eléctricos converte a massa gorda em magra.

Cada pessoa veste um equipamento próprio que está ligado a uma máquina com pares de fios elétricos – que contraem e relaxam os músculos mais profundos dos nossos grupos musculares (há fios nos gémeos, quadriceps, glúteos, lombar, abdominal, peito, bíceps e tríceps] enquanto praticamos exercício. Cada treino é sempre acompanhado por um personal trainer, que é o único que pode manusear a consola que regula a frequência e voltagem dos impulsos elétricos.

Pergunta pertinente: "Sente-se cócegas ou choques?" Luiz Santana, personal trainer do estúdio E-Fit (ver páginas seguintes) explica: "Sente-se ligeiras picadas [a vibração não é continuada, mas sim intermitente], mas não é suposto haver desconforto. Ao acontecer, deve-se imediatamente reduzir a pressão dos fios."

Engana-se ao pensar que os treinos se resumem a estímulos elétricos. A ideia é estar em movimento, por isso, há séries de flexões, abdominais, agachamentos, treino vascular, saltos e trabalho de braços. Cada sessão nunca deve exceder os vinte e cinco minutos e deve incluir sempre entre cinco e dez minutos de relaxamento.

Como os treinos são muito intensos é aconselhável fazer apenas um por semana – "no máximo dois", concluiu o personal trainer.

Onde fazer:

Lisboa BodyOn

O BodyOn é um dos mais recentes centros fitness exclusivamente dedicados à técnica da eletroestimulação (abriu em janeiro). Bem perto da Praça Duque de Saldanha, em Lisboa, encontra este estúdio com quatro máquinas de eletroestimulação. Como é regra neste tipo de exercício, os treinos são sempre acompanhados por um personal trainer que estará do seu lado durante 20 minutos (que, segundo os responsáveis do espaço, equivalem a quatro horas de treino normal). Vai poder tonificar o corpo, perder peso, aumentar a sua performance desportiva ou diminuir a retenção de líquidos. São estas as opções que aqui encontra – no máximo, duas vezes por semana.

Lisboa BodyOn

Lisboa BodyOn

Odivelas Vivafit

O grupo Vivafit começou a apostar no treino com eletroestimulação através desta nova marca, Personal 20. Por ser uma novidade, ainda só dispõe de um corner que pode encontrar em Odivelas, mas em breve vão abrir estúdios feitos de raiz em Vila Real, Almada e Faro. Para já, neste corner, existe uma máquina de eletroestimulação que é sempre utilizada na companhia de um personal trainer – é ele que faz uma avaliação inicial do seu estado físico e define o plano de treino mais indicado. Por baixo do colete e calças com elétrodos deve usar roupa 100% algodão fornecida pelo espaço. A primeira sessão realizada será de teste, não só do plano de treino como da intensidade dos elétrodos.

Leiria Rapid Fit&Well

A Rapid Fit&Well tem duas representações em Portugal, em Leiria e em Lisboa. O espaço tem duas máquinas de eletroestimulação e os exercícios são sempre coordenados por um personal trainer.

Na primeira sessão, é-lhe feito um questionário sobre os seus objetivos (perda de peso ou tonificação muscular, por exemplo) – o plano de treinos será construído com base nas respostas e de dois em dois meses é reajustado. Incluído no pagamento por treino está uma toalha e duas bebidas

energéticas. Marque a sua visita com antecedência.

Porto E-fit

Depois de ter aberto um espaço em Lisboa (na zona do Parque das Nações) e outro em Cascais, a E-fit inaugurou um estúdio no Porto no final de 2015. O espaço foi feito de raiz, tem dois andares, balneários, sala para consultas de fisioterapia e nutrição e duas máquinas de eletroestimulação.

Porto E-fit

Porto E-fit

Todos os treinos que aqui fizer serão sempre acompanhados por um personal trainer. Terá direito ao seu próprio fato e até pode escolher a música que quer ouvir enquanto sua. Se achar que as vibrações emitidas pelo fato estão muito intensas pode avisar o personal trainer para que este ajuste a intensidade.

Autor: Diogo Lopes e Sara Chaves

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de GPS

Oriente-se

Andar de mapa e bússola na mão a percorrer uma série de pontos geográficos e a aproveitar a natureza

Faça Coasteering

Na praia, todos já tiveram a experiência de andar a explorar as zonas mais rochosas que ficam à beira-mar. Experimentando esta modalidade vai poder fazer algo do género, mas de forma muito mais intensa. Escolha uma das sugestões e aventure-se

Notícias
Notícias Mais Vistas