A carrinha do construtor sueco marca pontos no ambiente a bordo, tecnologia, materiais utilizados e distingue-se pela sugestão, confirmada, de imponência
Cada vez mais ameaçada pela pujança dos ‘crossover’ e dos SUV, a configuração carrinha (ou ‘station wagon’) continua a seduzir consumidores que procuram automóveis de utilização familiar onde o espaço, principalmente na bagageira, é argumento primordial. A nova Volvo V90 responde muito bem nesse capítulo particular, mas tem outros trunfos que a recomendam.
É verdade que o preço está acima da média, mas a carrinha do construtor sueco assume a categoria ‘premium’ e pode bater-se com opositoras como a Mercedes Classe E, ou a Audi 6 Avant, só para citarmos alguns exemplos. O mesmo é dizer que a V90 marca pontos no ambiente a bordo, nos materiais utilizados e na tecnologia colocada à disposição de condutor e passageiros.
Os quase 5 metros de comprimento – e que exigem habituação quando há desafios citadinos para cumprir – já dão ideia de imponência, certeza afirmada pelas linhas exteriores, que confirmam o estatuto sugerido no interior. Onde o maior senão está nos lugares traseiros, ótimos para dois passageiros, menos funcionais para um terceiro em função do túnel central.
Poupada
A versão D4, com 190 cv e (excelente) caixa automática ‘Geartronic’ de 8 velocidades que tivemos oportunidade para conduzir é candidata a ‘Carro do Ano’ e foi categórica na afirmação de potencialidades.
O motor de 2.0l é naturalmente gastador em circuito urbano, mas a condição de estradista permite equilibrar a questão dos consumos. E fazer 7,1 l/100 km com um carro que pesa mais de duas toneladas e pode chegar aos 230 km/hora é interessante cartão de visita. Claro que o preço, como já escrevemos, está acima da média, mais ainda quando começa a missão de escolher níveis de equipamento e os muitos opcionais propostos pela Volvo. Mas o estatuto também conta.
Técnica
Motor - 4 cilindros/16 válvulas/diesel
Cilindrada (cc) - 1969
Potência (cv/rpm) - 190/4250
Binário (Nm/rpm) - 400/1750/2500
Velocidade máxima (km/h) - 230
Aceleração 0-100 kkm/h (seg) - 8,2
Consumo misto (l/100 km) - 4,5
Emissões CO2 (g/km) - 119
Capacidade do depósito (l) - 55
Capacidade da bagageira (l) - 560-1525
Comp/Larg/Alt (m) - 4,936/1,879/1,475
Peso (kg) - 2310
Preço (€) - a partir de 56.710
Equipamento de topo
Seria exaustivo listar todo o equipamento e opcionais à disposição na V90. Destacamos alguns, como o sistema de segurança preventiva ‘Intellisafe’; assistência ao estacionamento (câmaras à frente e atrás); visão 360 graus; faróis LED; painel de instrumentos digital com GPS; ecrã tátil de 9 polegadas que centraliza informação e funções.
A Honda prossegue o plano de eletrificação de todos os modelos da gama – há três novos elétricos puros para lançar até 2023 – e coube agora a vez ao Honda Civic.
O primeiro modelo 100% elétrico da Lexus é um ‘crossover’ de 204 cv até 410 km de autonomia
O pequeno 'roadster' conquistou troféu 'Red Dot'
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões