Pamukkale: Castelo de algodão

Há quem diga que é dos sítios mais bonitos do Mundo

A vista da entrada do parque natural é absolutamente única. Pamukkale, que em turco significa castelo de algodão, parece saído de um cenário encantado. Uma montanha gigante, ‘pintada’ de branco, com piscinas naturais e água a escorrer encosta abaixo, pode transportar-nos para outros sonhos. A água é quente, muito – a temperatura pode situar-se entre os 35 e os 50 graus.

Pamukkale é considerado um dos locais mais bonitos do Mundo. É, garantidamente, um local único e especial.

Chegar a esta região no sudoeste da Turquia não faz parte da lista de viagens mais diretas para quem sai de Portugal, mas vale muito a pena o tempo que se perde. A quase 600 quilómetros de Istambul, cidade mais turística da Turquia, Pammukale é uma maravilha da natureza. Tudo começa em nascentes de água mineral quente, situadas a quilómetros de profundidade e que, com o calcário que abunda na região, solidifica à superfície, formando os ‘degraus’ na montanha.

O aumento do turismo causou estragos e, por isso, hoje em dia é proibido tomar banho nas piscinas naturais, algumas já secas, devido a excessos. E por isso foram construídas algumas artificiais, cuja tonalidade se mistura com as restantes, para que os visitantes ali se banhem, sem estragar a natureza.

Património de Hierápolis

Quando terminar a visita de Pamukkale e já estiver na parte superior da montanha, pode iniciar outra, sem paragens. As ruínas de Hierápolis, hoje património da UNESCO, estendem-se por alguns quilómetros à volta do parque natural.

Subir ao teatro romano e visitar os muitos fóruns que ali existem são um extra, que já está incluído no bilhete de entrada em Pamukkale (10 euros). Se gosta de história reserve 2 a 3 horas para visitar Hierápolis e pode até terminar esta visita com um banho na piscina Antiqua, construída a pedido de Cleópatra.

Este é o único sítio pago à parte, desde que entra no parque. A piscina tal como existe foi construída em cima das ruínas da antiga, pelo que vale a pena entrar e nadar por cima de verdadeiras colunas romanas. E ainda pode dizer que esteve em águas com fama de rejuvenescerem.

DICAS

– O aeroporto mais perto é Denizli, de onde pode apanhar um autocarro para Pamukkale
– Pode viajar para Istambul de Lisboa, ou, em alternativa, apanhar um voo em Madrid para Denizli. A Pegasus serve este aeroporto
– De visita a Pamukkale leve uns chinelos de borracha, o único material permitido na montanha. Isso ou descalço

Onde ficar: O Lycus river termal hotel é das melhores opções para se hospedar. Tem piscina para recuperar de um dia cansativo em visitas
Onde comer: O Kayas é uma boa opção para a deliciosa comida turca. Comida bem confecionada e em conta

Por Vanda Cipriano
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Viagens

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0