Porque a mobilidade de tornozelo é tão importante para quem corre?

• Foto: Getty Images

(Ao longo das próximas semanas, e até à realização da São Silvestre El Corte Inglés, Record vai trazer-lhe uma série de artigos para o ajudar a preparar-se da melhor forma para a nossa prova, quer seja um atleta que está a começar (ou a pensar fazê-lo), quer seja alguém que pretende bater os seus melhores tempos. Todas as semanas, sempre à terça-feira, com a assinatura da treinadora Diana Fernandes.)

Essa é uma pergunta que recebo frequentemente na minha caixa de mensagens. Pessoas questionam constantemente sobre por que devem "investir o seu tempo" em fazer exercícios de mobilidade para o tornozelo quando elas só querem correr e, se possível, serem mais rápidas.

Muitas dizem até que já fazem treino de força na esperança de serem mais fortes e ainda estão à espera do resultado.

Deadlift, elevação pélvica, hipthrust … tudo vale para melhorar o movimento de flexão e extensão da anca numa tentativa de se tornarem mais fortes e potentes na corrida.

Mas tudo é uma questão de comunicação. E é aqui que entra a importância da mobilidade de tornozelo.

O tornozelo foi feito para mover-se em diferentes padrões de movimento e, se ele conseguir fazê-lo da forma certa, não vai enviar a informação sensorial para as cadeias superiores (ou seja, joelho, anca, lombar, torácica …), e então o comportamento motor vai ser mau.

Noutras palavras, se a mobilidade do tornozelo for má, a informação não vai chegar a anca. Logo, a extensão da anca não vai acontecer na sua totalidade. E, sendo assim, todos aqueles exercícios de anca que mencionei anteriormente (deadlift, elevação pélvica…) não vão fazer a extensão completa e o corpo irá assumir que o movimento é esse.

Logo, quando fores correr, a extensão da anca vai ser limitada.

Ou seja, a mobilidade do tornozelo vai guiar o comportamento dos glúteos além de estar relacionada com o risco de lesão.

Na publicação abaixo pode ver alguns exercícios que poderá aplicar na sua rotina de treinos de força ou antes dos treinos de corrida.



Bons treinos!
Diana Fernandes (La Coach)

Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de São Silvestre El Corte Inglés

Despedida saudável

Cinco mil pessoas coloriram o topo do Parque Eduardo VII, onde arrancou a 1.ª edição da São Silvestre El Corte Inglés

Notícias