Inscrições estão esgotadas
Entusiasmo, boa disposição e muita motivação: assim foi a apresentação oficial da 4.ª edição da corrida São Silvestre El Corte Inglés, que irá decorrer este domingo, em Lisboa, prometendo encher as ruas da capital com um espírito bem natalício nesta altura do ano.
Numa conversa animada, moderada pela jornalista Rita Pedroso, Sérgio Krithinas, diretor-executivo do Record, destacou a importãncia desta parceria e da forma como a comunicação pode ser uma ponte importante para promover o desporto em Portugal.
“Desde a 1.ª edição, tem sido um crescimento muito grande e a prova disso é que este ano já ultrapassamos os 10000 inscritos, um novo recorde. O nosso trabalho tem sido muito fácil, pois esta é uma marca que, em pouco tempo, ganhou notoriedade e conseguiu um espaço entre as pessoas que, habitualmente, correm, e outras que apenas apreciam uma boa caminhada. É algo que nos enche de orgulho”, começou por explicar, o diretor-executivo do Record, destacando o papel do jornal em ações de desporto como o Record Challenge Park.
“Sentimos que temos de estar do lado certo da história. E é contribuir através da nossa força, marca, para que haja uma população mais ativa, pois uma sociedade saudável é uma sociedade melhor e mais rica.”
Já Manuel Paula, diretor de marketing do El Corte Inglés, refere que “faz parte do ADN” da empresa, “contribuir para melhorar a vida das pessoas". " A prática desportiva acaba por ter um contributo muito importante nas pessoas e para nós é um orgulho poder desenvolver uma prova no ambiente mágico como o de Lisboa nas festas de Natal, com a iluminação e com momentos de partilha entre a comunidade”, frisou, enumerando algumas novidades: “A experiência de recolha de dorsais será num espaço mais amplo e melhor. Por outro lado, nos treinos sentimos a necessidade de preparar devidamente a prova com o envolvimento da Hoka – empresa de ténis de corrida.”
Presente na sessão esteve também Alexandre Silva, presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, que também é parceiro da corrida São Silvestre El Corte Inglés e que traz um cariz solidário à prova – um euro de cada inscrição será revertido para a associação.
“Recentemente fizemos um projeto de investigação, com a Universidade de Évora, que mostrou claramente que a atividade física e de relaxamento são fundamentais e têm um impacto equivalente à medicação na resposta do nosso corpo às doenças. E o El Corte Inglés ao oferecer esta oportunidade está a vender saúde, por isso a mensagem tem de ser: ‘Mexam-se, calcem as sapatilhas e ponham se à estrada’”, realçou, explicando a forma como foi gerido o dinheiro da última edição: “Tornámos a vida muito mais simples para cerca de 8000 pessoas e fizemo-lo ajudando a pagar a reabilitação, que infelizmente não conseguem ter no SNS.”
Por fim, Vasco Anjo, vereador do desporto da CM Lisboa, também quis deixar umas palavras para uma prova que não é só “desportiva”, mas também “cultural”. “O desporto é fundamental para uma sociedade melhor, mais viva, e, portanto, é precisamente nesse sentido que queremos uma cidade que seja vibrante, que tenha pessoas. E uma prova destas, como a do El Corte inglês, deixam de ser apenas um evento desportivo, e passam a ser um evento cultural. E o que a Câmara de Lisboa quer, através destes apoios, é estimular a cultura desportiva em Lisboa.”
Relativamente às complicações logísticas para se realizar uma corrida como esta, foi sincero. “É com alguma dificuldade, mas a logística é absolutamente fascinante porque envolve proteção civil, bombeiros e polícia municipal. Envolve o contacto com aqueles que são prejudicados quando fechamos as ruas. Uma prova destas apresenta imensos desafios, sobretudo do ponto de vista logístico, do ponto de vista da segurança, da cidade e dos bens, mas também dos próprios participantes.”
A São Silvestre El Corte Inglés realiza-se este domingo, começando pela corrida para as crianças (500 metros) às 17h30, seguindo-se a principal de 10km (18h30) e a caminhada (5KM) às 18h45. Os kits podem ser levantados a partir desta sexta-feira, pelas 10h, na entrada do piso 2, na sapataria, ao lado do parque Eduardo VII e do jardim Amália Rodrigues.
Prova irá realizar-se este domingo
Daniel Monteiro esteve presente na apresentação oficial da corrida
Prova está marcada para este domingo na Praça do Duque de Saldanha
Inscrições estão esgotadas
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura