Tal como acontece noutras áreas, a União Europeia (UE) tem competência para desenvolver ações destinadas a apoiar, coordenar ou completar a ação dos Estados-Membros no domínio do turismo. Segundo o Tratado, a União deve completar a ação dos 27, sobretudo "através da promoção da competitividade das empresas" do setor, e "fomentar a cooperação" e o intercâmbio de boas práticas.
A importância do turismo para o conjunto dos Estados-membros está patente nos dados económicos da indústria. A Europa é o principal destino turístico a nível mundial. Entre fornecedores tradicionais de viagens e serviços turísticos, o setor é composto por 2,3 milhões de empresas, essencialmente de pequena e média dimensão, que empregam cerca de 12,3 milhões de pessoas. O turismo representa 10% do PIB da UE e tem grande impacto no crescimento económico e no emprego. Os Estados-membros acolhem inúmeros visitantes de países terceiros, mas o turismo intracomunitário desempenha um papel fulcral.
Perfil do turista europeu
Segundo dados do Eurostat (2022), o conjunto dos cidadãos residentes na UE gastaram cerca de 475 mil milhões de euros em viagens turísticas, em média 441 euros por pessoa e viagem. A duração média de uma viagem foi de cinco noites: em média 4 noites para viagens nacionais e 8 noites para viagens ao estrangeiro.
Os europeus viajaram sobretudo "dentro" das fronteiras nacionais: mais de quatro em cada cinco viagens foram realizadas dentro do próprio país. Quando se deslocaram a outros Estados-membros, escolheram sobretudo Itália e Espanha, os principais destinos dos europeus (em 2022). Apenas 6% das viagens dos europeus foram para fora do espaço comunitário, sendo os principais destinos Reino Unido, Turquia e Suíça.
Mais de um terço das visitas turísticas efetuadas pelos europeus ocorreram nos meses de julho e agosto. A maior parte das viagens é feita de carro, mas um terço dos destinos europeus é alcançado de avião (ilhas e regiões mais remotas).Além disso, 9% do número total das deslocações foram viagens de negócios.
O que faz a UE pelo turismo
A sustentabilidade do setor tornou-se uma prioridade para a UE. O Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) apoia a competitividade, a sustentabilidade e a qualidade do turismo a nível regional e local. No atual quadro orçamental até 2027, o FEDER prevê um investimento no turismo sustentável de cerca de 4,2 mil milhões de euros, sobretudo em medidas que visam diversificar a oferta e as formas de turismo, apoiar a transição digital e o ecoturismo, e o acesso a produtos e sítios turísticos.
Em 2022, a Comissão publicou o "Caminho de Transição do Turismo", primeiro marco europeu de médio/longo prazo com vista à transição ecológica e digital do setor. A União tem inúmeras iniciativas de apoio ao turismo. Por exemplo, o programa Eden de promoção de destinos turísticos europeus de excelência ou o DiscoverEU que oferece passes de comboio aos jovens europeus de 18 anos para viajarem por toda a Europa.
Mas a indústria europeia enfrenta desafios. No ano passado, uma cimeira do setor, realizada em Bruxelas, identificou como prioridades a necessidade de aumentar a conectividade entre destinos, aumentar a mão-de-obra disponível e criar novos sistemas de vistos digitais da UE.
Por NegóciosA diversidade linguística constitui um dos traços distintivos da UE. Num bloco de países com 24 línguas oficiais, uma das prioridades da União é conseguir que os cidadãos europeus falem vários idiomas. O multilinguismo reforça as oportunidades e melhora a empregabilidade e competitividade dos europeus.
Conduziu o Differdange ao feito histórico de conquistar o primeiro campeonato
Jorginho e Diogo Lamas foram peças importantes na conquista do histórico título do Differdange
Seja para meios civis ou militares, o espaço é cada vez mais um domínio de conquista e concorrência entre estados. A UE procura posicionar-se. Dispõe de algumas joias da coroa, como os programas Galileo e Copernicus, mas enfrenta desafios
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Internacional espanhol trocou de clube na Austrália
Clube holandês tentou resgatar antigo jogador do clube