Remy Manso lidera à mesa e no campo

Remy Manso lidera à mesa e no campo

Remy Manso é um nome que possivelmente não lhe diz nada, mas a verdade é que no Luxemburgo a história é outra. Este é um dos empresários de maior sucesso no país e é também o diretor desportivo do Differdange, atual campeão luxemburguês. Para além da paixão pelo futebol e pelo futsal, este empreendedor de 38 anos tem um gosto especial pela área da restauração e, neste momento, é dono de 11 restaurantes no Luxemburgo,que vão desde a comida tradicional portuguesa até à gastronomia italiana, não esquecendo a combinação perfeita perfeita entre uma boa refeição e um ótimo jogo de futebol num ‘sports bar’.

"O Luxemburgo é um pequeno paraíso, um pequeno Portugal também, porque a nossa comunidade é muito forte aqui. E são 20 anos que parecem 5, o tempo passa rápido", começou por dizer Remy Manso, que rapidamente nos contou que entre as mais de 400 pessoas às quais dá emprego, há muitos portugueses e até jogadores do Differdange.

PUB

"Neste restaurante, o Il Tocco, temos aqui a trabalhar o nosso Arlindo, o nosso lateral do Differdange, a nossa máquina. Chegou esta época e está a adaptar-se bem nas duas áreas, no restaurante e também no futebol. Está a correr bem dos dois lados, que é o mais importante", atirou o empresário que serve umas impressionantes 750 mil refeições por ano, o que significa qualquer coisa como 35 toneladas de carne, mas que lembra umas das máximas que o guia: "Nós tentamos e temos o objetivo de que as pessoas se sintam bem connosco, portanto, temos de um lado a parte do futebol, mas temos também do outro o dia a dia no trabalho. E é importante sentirem-se bem, então onde nós podemos dar uma mão, estamos cá para isso. Tem corrido bem até agora e acho que vai continuar a correr bem."

A verdade é que Remy já levou a fórmula do sucesso também para o futebol e fez parte do histórico primeiro campeonato conquistado pelo Differdange.

Campeão também... no futsal

PUB

O último ano de Remy Manso foi, de facto, inesquecível no plano desportivo. Não só conseguiu o feito histórico de festejar o primeiro campeonato de futebol com o Differdange, como também conquistou a liga de futsal do país pela sexta vez, naquele que é um projeto que tem um enorme cunho pessoal.

E qual o segredo para tamanho sucesso? "Estamos bem rodeados, temos uma boa equipa, uma boa família também, que é muito importante. E com paciência, com calma, arranja-se sempre um bocadinho de tempo para tudo", contou o empresário, diretor desportivo e guarda-redes de futsal.

Viver rodeado de portugueses

PUB

Passear pelas ruas do Luxemburgo e não dar de caras com um português é impossível. Seja num clube de futebol ou, como já vimos, num restaurante, há portugueses por todo o lado. No Differdange portugueses é o que não falta e vão desde o treinador até aos jogadores, passando pelo técnico de equipamentos e pelo diretor desportivo. A experiência que a nossa equipa de reportagem vivenciou é de que não vale a pena arriscar um ‘bonjour’ ou até um ‘good morning’, já que o ‘bom dia’ é mais certeiro.

Por André Zeferino
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Europa Viva

UE aposta no multilinguismo para promover competitividade

A diversidade linguística constitui um dos traços distintivos da UE. Num bloco de países com 24 línguas oficiais, uma das prioridades da União é conseguir que os cidadãos europeus falem vários idiomas. O multilinguismo reforça as oportunidades e melhora a empregabilidade e competitividade dos europeus.

Proteção dos ativos espaciais é uma das prioridades da UE

Seja para meios civis ou militares, o espaço é cada vez mais um domínio de conquista e concorrência entre estados. A UE procura posicionar-se. Dispõe de algumas joias da coroa, como os programas Galileo e Copernicus, mas enfrenta desafios

Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB