As florestas são um aliado decisivo na luta contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade. Na UE, as florestas e outros terrenos arborizados alcançam uma vasta extensão: ocupam 43% do território comunitário, representando cerca de 182 milhões de hectares, equivalente a 4% da superfície florestal global.
A situação das florestas varia muito entre os Estados-membros. Segundo dados do Eurostat e da Comissão Europeia, países como a Suécia e a Finlândia têm cerca de 60% do seu território coberto por florestas, enquanto que nos Países Baixos essa proporção é de apenas 9,9%, sendo a média europeia de 38% (36,6% em Portugal). Outro aspeto que caracteriza as florestas europeias é a propriedade: 60% das florestas são propriedade de cerca de 16 milhões de proprietários privados, sendo que a maioria possui menos de 10 hectares.
Apesar de a área florestal ter aumentado nas últimas décadas graças aos processos naturais e à florestação, Bruxelas tem alertado para a perda acelerada de coberto florestal e para o estado deficiente de conservação das florestas, incluindo nos 27% de área que constituem zonas protegidas. A UE não tem uma política florestal comum, mas dispõe de vários instrumentos e medidas para proteger e regenerar as florestas.
O papel da PAC
A Política Agrícola Comum (PAC) é a principal fonte de financiamento das florestas europeias. Cerca de 90% das verbas dirigidas às florestas vêm do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural. No âmbito do novo período de programação da PAC (2023/2027) está previsto um apoio mais direcionado aos gestores florestais e ao desenvolvimento sustentável das florestas.
A UE dispõe ainda de várias diretivas em prol das florestas, seja para regular a comercialização de materiais florestais de reprodução, a propagação de organismos prejudiciais ou as energias renováveis. Existe ainda a Rede Natura que estabelece zonas de conservação e restabelecimento de habitats naturais na UE e que abrange parte das florestas europeias. Os Estados-membros também podem recorrer ao Mecanismo de Proteção Civil da UE para ajudar no combate a incêndios florestais.
Estratégia para as florestas
Em 2021, a Comissão Europeia lançou uma estratégia que visa reforçar a proteção e regeneração das florestas na UE com a possibilidade, por exemplo, de aumentar o “sequestro” de carbono através do reforço dos sumidouros e das reservas. Pretende-se também garantir a multifuncionalidade das florestas através do desenvolvimento de regimes de pagamento aos proprietários e gestores florestais pela prestação de serviços ecossistémicos alternativos.
A estratégia visa promover práticas de gestão florestal mais respeitadoras do ambiente e da biodiversidade mantendo, ao mesmo tempo, o apoio a uma bioeconomia florestal forte e sustentável. Segundo a Comissão, a indústria da madeira representa 20% das empresas transformadoras da UE, 3,6 milhões de postos de trabalho e um volume de negócios anual de 640 mil milhões de euros. Bruxelas defende uma utilização otimizada da madeira e um impulso à economia florestal não lenhosa, incluindo o ecoturismo. A estratégia inclui ainda um roteiro para a plantação de mais três mil milhões de árvores em toda a UE até 2030.
Por NegóciosA diversidade linguística constitui um dos traços distintivos da UE. Num bloco de países com 24 línguas oficiais, uma das prioridades da União é conseguir que os cidadãos europeus falem vários idiomas. O multilinguismo reforça as oportunidades e melhora a empregabilidade e competitividade dos europeus.
Conduziu o Differdange ao feito histórico de conquistar o primeiro campeonato
Jorginho e Diogo Lamas foram peças importantes na conquista do histórico título do Differdange
Seja para meios civis ou militares, o espaço é cada vez mais um domínio de conquista e concorrência entre estados. A UE procura posicionar-se. Dispõe de algumas joias da coroa, como os programas Galileo e Copernicus, mas enfrenta desafios
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Internacional espanhol trocou de clube na Austrália
Clube holandês tentou resgatar antigo jogador do clube