O ‘Europa Viva’ já lhe deu a conhecer as histórias de Américo Branco e Ivo Pinto, diretor desportivo e jogador (e capitão) do Fortuna Sitttard, respetivamente. Falta apenas conhecer o terceiro e último português deste clube dos Países Baixos – designação oficial de Holanda deixou de ser utilizada em janeiro de 2020. Chama-se Francisco Costa, conta com apenas 27 anos, é analista e já tem um percurso considerável. Apesar da idade, esta é a terceira experiência no estrangeiro depois de Espanha (Celta de Vigo) e Grécia (AEK).
"Comecei no Rio Ave com 20 anos. Eu tinha de fazer no âmbito da licenciatura de Ciências do Desporto um estágio e fui trabalhar com o mister Miguel Cardoso. Depois dei seguimento com o míster Nuno Campos no Tondela e estive no FC Porto com Sérgio Conceição", resume à nossa equipa de reportagem. E foi numa dessas etapas que se abriu a porta para a experiência atual. "A possibilidade surgiu por via do Américo Branco. Conhecemo-nos em Tondela há dois anos, fomos conversando e aconteceu esta oportunidade de vir para integrar equipa técnica para, na opinião dele, dar outra visão. A equipa técnica é toda holandesa e ele queria um estrangeiro com um contexto mais ligado à Europa do Sul, com um foco resultadista. Aqui importa pouco o resultado final. Se for 5-4 eles ficam contentes desde que o espectáculo seja bom. Havia que mudar um pouco a cultura", explica Francisco Costa. O português é responsável pelo departamento análise e está sempre em ação nos treinos e jogos, tal como o repórter de imagem Fábio Gomes testemunhou junto ao relvado no duelo com o campeão PSV na última jornada do campeonato holandês. Além de passar instruções do treinador principal aos jogadores, Francisco Costa controla todas as bolas paradas ofensivas e defensivas. Sempre que há um canto e um livre, o técnico assume a responsabilidade e levanta-se imediatamente para dar indicações.
"Conceição é um dos melhores"
Francisco Costa aceitou o Fortuna Sittard depois de uma época marcante no FC Porto com Sérgio Conceição. "É uma exigência máxima que o mister Sérgio Conceição coloca em todos os departamentos e pessoas. Os resultados foram muito positivos nas competições nacionais e internacionais. O Sérgio leva tudo ao detalhe e percebe-se, sobretudo nos jogos internacionais e mais difíceis, o quanto valoriza o trabalho do departamento análise e pela equipa técnica na preparação do jogo. É um dos melhores treinadores que Portugal tem", atira. Francisco Costa ajudou o FC Porto a conquistar Supertaça, Taça de Portugal e Taça da Liga.
Por David NovoA diversidade linguística constitui um dos traços distintivos da UE. Num bloco de países com 24 línguas oficiais, uma das prioridades da União é conseguir que os cidadãos europeus falem vários idiomas. O multilinguismo reforça as oportunidades e melhora a empregabilidade e competitividade dos europeus.
Conduziu o Differdange ao feito histórico de conquistar o primeiro campeonato
Jorginho e Diogo Lamas foram peças importantes na conquista do histórico título do Differdange
Seja para meios civis ou militares, o espaço é cada vez mais um domínio de conquista e concorrência entre estados. A UE procura posicionar-se. Dispõe de algumas joias da coroa, como os programas Galileo e Copernicus, mas enfrenta desafios
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Internacional espanhol trocou de clube na Austrália
Clube holandês tentou resgatar antigo jogador do clube