DEPOIS de um ano de intensa produção e cuidadosa preparação, eis que chegou o dia do lançamento do "Livro do Cinquentenário Record", dividido em dois volumes -- futebol e modalidades -- que evocam os últimos cinquenta anos do Desporto nacional e internacional. Um enorme desafio cujo resultado são quase 600 páginas de rigorosa recolha de informações e imagens, com um texto escrito na simplicidade do discurso jornalístico que pretende dignificar a história daqueles que fizeram a História.
Correu-se mundo à procura das melhores imagens, mesmo para ilustrar figuras e acontecimentos distantes no tempo, e consumiram-se muitos dias para ter a certeza de que um nome ou uma data não seriam escritos erradamente. Tudo para que os amantes do Desporto tenham a garantia de uma obra de qualidade incomparável no mercado português. Fazer, mas fazer bem, foi o lema utilizado pela equipa de produção.
A parceria entre o jornal Record e as Edições ASA possibilitou uma obra de luxo, não só no conteúdo mas também na apresentação, com cerca de 600 páginas e quase 2000 fotos imprimidas em papel de grande qualidade, com capa dura, sobrecapa plasticizada a mate e uma caixa forrada a tecido. É nossa satisfação pensar que qualquer jornal europeu se orgulharia de apresentar um trabalho como este, cujo design gráfico pertence à Ideias Virtuais.
O primeiro volume, dedicado ao futebol, obedece a uma sequência cronológica, ano a ano, intercalada com a evocação das grandes figuras nacionais e internacionais e dos grandes acontecimentos. O segundo volume, dedicado às restantes modalidades, tem uma estrutura menos tipificada, surgindo enquadrado numa sequência alfabética, com espaços desiguais, desde as 50 páginas para o atletismo à meia página para os desportos menos representativos, como o balonismo ou hovercraft. Mas estão todos lá. Comum aos dois volumes é a prioridade aos indivíduos. A personalização é a chave da fuga às descrições fastidiosas. Centrada nos protagonistas, a História faz-se com histórias, o livro adquire ritmo, os textos não se alongam, as imagens ganham vida.
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Equipa sagra-se campeã da Conferência Este
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial