«Primeira Página» destaca «Livro do Cinquentenário»

O PROGRAMA "Primeira Página" apresentado por Francisco José Viegas (RTP 1) destacou na emissão de quarta-feira o lançamento do Livro do Cinquentenário, e convidou o director adjunto do jornal, João Querido Manha, para explicar como foram organizados e executados os dois volumes que estão desde quarta-feira à venda em todo o País.

O interesse pela iniciativa editorial integrada no âmbito do aniversário de Record estendeu-se também à SIC e à Sport TV. Os dois canais acompanharam a cerimónia de lançamento que decorreu em Lisboa, e aproveitaram para entrevistar alguns dos protagonistas destacados ao longo das 600 páginas do trabalho: Eusébio, Artur Jorge, Moniz Pereira, Carlos Queiroz, entre outros. As reportagens foram postas no ar durante o "Jornal da Noite" (SIC, 20 horas) e no espaço informativo do canal codificado de desporto.

PUB

A Imprensa também acompanhou a apresentação dos dois volumes -- um sobre futebol e o outro sobre as restantes modalidades. "Público", "Jornal de Notícias" e "O Jogo" noticiaram o acontecimento. Mas foi no "Primeira Página" que o tema teve mais cobertura, apesar de a emissão ser mais vocacionada para a antecipação das manchetes dos jornais nacionais e regionais da manhã seguinte.

Falou-se do preço, e das dificuldades encontradas pela equipa de jornalistas de Record para recolher as informações com o máximo de rigor e segurança possíveis: até agora, a história desportiva encontrava-se dispersa por um grupo limitado de trabalhos (muitos com imprecisões) ou tinha simplesmente ficado depositada nas páginas dos jornais.

Assim, ao longo do último ano o coordenador dos dois volumes, o chefe de redacção adjunto, Luís Óscar, orientou todo o trabalho precisamente para a necessidade de ultrapassar estes dois problemas recorrendo à Imprensa nacional e estrangeira e, muitas vezes, às fontes vivas: ou seja, contactando os protagonistas dos factos que recordaram os eventos na primeira pessoa.

PUB

Só assim foi possível reunir de forma meticulosa informações sobre os últimos 50 anos do desporto. Quem quiser consultar os currículos dos melhores desportistas, os resultados das principais competições, e os trajectos das grandes equipas, tem nesta obra uma preciosa e rigorosa ajuda.

LIVRARIAS JÁ TÊM OS DOIS VOLUMES

O Livro do Cinquentenário (edições ASA) já se encontra à venda nas livrarias de todo o País desde ontem. A obra, composta por dois volumes (futebol e modalidades) tem um preço de capa de 15 mil escudos. Mas também poder ser encomendado através de um cupão que Record publicará ao longo das próximas edições (ver pág. 26) e que permitirá um desconto: Portugal continental (14 305 escudos); Regiões Autónomas (15 230 escudos), Europa (18 115 escudos), resto do Mundo, 22 440 escudos.

PUB

No primeiro dia em que foi posto a circular, o Livro do Cinquentenário foi consultado e comprado por muitos leitores surpreendidos pelo volume e rigor informativo, e também pela quantidade de fotografias espalhadas pelos dois volumes: mais de 2000. A série de fotografias dos mais importantes protagonistas do desporto especialmente produzidas para os dois livros pelo repórter Rui Vasco também foram paragens obrigatórias nas mãos dos leitores.

DESTAQUES NA IMPRENSA

A apresentação pública dos dois volumes foi noticiada nos principais blocos informativos dos canais nacionais (SIC, RTP e Sport TV) e pelo menos em mais três jornais: "Público", "Jornal de Notícias" e "O Jogo". Além da referência obrigatória ao Livro do Cinquentenário, os media nacionais destacaram também os prémios entregues por Record a Rui Costa e Paulo Sousa relativos aos êxitos que conseguiram nas selecções jovens entre 1989 e 1991. Os dois futebolistas não tinham participado na Gala do jornal realizada no Teatro Politeama, em Lisboa, devido a compromissos desportivos, e ontem puderam finalmente receber o prémio prometido.

PUB

ANDRÉ MACEDO

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Notícias Mais Vistas
PUB