As Piscinas Municipais de Albufeira, no distrito de Faro, estão encerradas temporariamente a partir desta terça-feira, devido à presença de 'legionella', anunciou a autarquia.
"Na sequência de relatórios laboratoriais de domingo, dia 30 de novembro, que detetaram resultados positivos à 'legionella' nas amostras recolhidas no Complexo de Piscinas Municipais de Albufeira às águas quentes sanitárias, o Município decidiu encerrar temporariamente aquele equipamento desportivo a partir de amanhã [hoje], dia 2 de dezembro, lê-se numa nota da autarquia publicado nas redes sociais.
O Município sublinha que no domingo, face à classificação de risco, foram efetuados todos os procedimentos de segurança e tratamentos necessários por parte da empresa responsável pela manutenção, nomeadamente operações de limpeza e desinfeção de choque dos sistemas e ramais de águas quentes sanitárias.
Por outro lado, estão a ser realizadas "novas amostras para avaliação preliminar" e, posteriormente, decorridos 10 a 15 dias da intervenção, serão recolhidas amostras para uma primeira avaliação da eficácia das medidas corretivas adotadas.
A nota refere que o presidente da Câmara de Albufeira, Rui Cristina e o vice-presidente Jorge Carmo, responsável pelo pelouro do Desporto, "estão a acompanhar a situação desde o primeiro minuto".
A situação está a ser coordenada com as autoridades de Saúde Pública para a rápida resolução do problema, com vista a que o complexo "possa reabrir novamente, após a garantia total de segurança para a saúde dos utentes", acrescenta.
A presença de 'legionella' já levou a Federação Portuguesa de Natação a ter de procurar outro local para a realização da Prova Zonal de Juvenis - Zona Sul, marcada para os dias 06, 07 e 08 de dezembro, lê-se numa nota divulgada nas redes sociais.
"A nova localização será comunicada o mais brevemente possível, assim que estejam reunidas todas as condições de segurança e qualidade necessárias para a realização da prova", afirma aquela entidade.
A 'legionella' é um tipo de bactéria responsável por uma doença respiratória chamada Doença dos Legionários, um tipo de pneumonia considerada atípica.
A infeção não se transmite de pessoa para pessoa nem pela ingestão de água, mas sim pela inalação de gotículas de água contaminada em suspensão no ar.
Por LusaCom o país em greve, e várias estruturas sindicais a juntarem-se à paralisação, inclusive os tripulantes, a companhia aérea portuguesa bloqueou este dia do seu calendário
Face à classificação de risco, foram efetuados todos os procedimentos de segurança e tratamentos necessários
NOW é acompanhado por uma audiência total de um milhão 587 mil espectadores por dia
A Dolce & Gabbana acaba de levar o conceito de cão mimado a outro nível, com Fefé, um perfume sem álcool para cães, inspirado no poodle de Domenico Dolce
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Treinador português quer lançar novos jogadores