A filial alemã de media RTL Group anunciou esta terça-feira a eliminação de 600 postos de trabalho, no âmbito de um plano para responder à concorrência dos grandes serviços de streaming norte-americanos.
"A RTL Deutschland, no âmbito da sua estratégia global, está a orientar-se ainda mais para o mercado do 'streaming' e prevê, para tal, uma reorganização completa", informa um comunicado da empresa.
Neste contexto, "cerca de 600 postos de trabalho serão eliminados em todas as instalações da RTL Deutschland" e isso "de forma socialmente responsável", acrescenta.
Este anúncio surge na sequência da decisão tomada pelos intervenientes europeus do setor audiovisual privado de se unirem para tentar resistir aos 'gigantes' norte-americanos, que dispõem de grandes orçamentos para a produção e aquisição de conteúdos.
A filial alemã da RTL lembra que as receitas publicitárias da televisão caíram mais de 20% no país desde 2019, enquanto a sua plataforma de 'streaming' RTL+ viu o número de utilizadores passar de 0,8 para 6,6 milhões no final de setembro de 2025.
Em junho, a RTL reforçou a sua posição ao adquirir as atividades em língua alemã da rival Sky transmitidas na Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo, por um valor que pode chegar aos 500 milhões de euros.
"Com o crescimento dinâmico da RTL+ e a futura aquisição da Sky, temos uma base sólida para o sucesso no futuro", afirmou o presidente do conselho de administração da RTL Deutschland, Stephan Schmitter, no comunicado.
Também o grupo italiano MediaForEurope (MFE), controlado pela família Berlusconi, assumiu o controlo da alemã ProSiebenSat.1, com o mesmo objetivo de formar um gigante europeu para enfrentar as plataformas norte-americanas de 'streaming'.
Filial alemã de media RTL Group fala numa "reorganização completa"
36 anos depois, órgão de fiscalização indica que autoridades tentaram desviar as culpas para os adeptos do Liverpool.
Vendas de imóveis para depois reinvestir em habitação ficam isentas de mais valias
"A atualização de preços não se aplica a novos contratos ou renovações", informa a Vodafone
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Pete
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais