A Península Ibérica está a sofrer um apagão massivo como nunca se viu. Em Portugal, às 11h33 (12h33 em Espanha), houve um corte de energia, ainda sem explicação. A situação está a gerar alguma ansiedade, uma vez que não se sabe ainda quando estará reposta a normalidade. Uma das questões mais preocupantes é com os alimentos. Os supermercados continuam a funcionar graças aos geradores, o que não acontece nas casas.
Quanto tempo dura a comida no congelador se não houver eletricidade? Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), um congelador cheio manterá uma temperatura segura durante aproximadamente 48 horas, e 24 horas se estiver meio cheio. O mesmo organismo garante que a comida pode voltar a congelar-se de forma segura se contiver cristais de gelo ou estiver nos 4ºC de temperatura, ainda que se deva verificar a qualidade dos alimentos.
No frigorífico, os produtos frescos podem conservar-se entre quatro e seis horas, mas há que evitar abrir as portas para manter a temperatura interna o máximo de tempo possível. Se a duração do apagão for superior a quatro horas é mais seguro deitar fora alimentos, como carne de vaca, de aves, peixe ou ovos que estiverem no frigorífico.
Alerta entre sábado à noite e domingo de manhã
Bruno Mourão Martins pretende "garantir sinergias" e implementação de "boas práticas", atraindo "jovens, investimento e emprego"
Rubrica do NOW conseguiu um pico de 2.58% de share
Streameast tinha tido mais de 1,6 mil milhões de visitas no ano passado
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo