A Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) revelou esta sexta-feira que proibiu 324 adeptos de aceder a recintos desportivos e multou 492 até ao fim do terceiro trimestre.
De acordo com o seu relatório de atividade sancionatória, três em cada quatro adeptos (76%) foram interditos devido à posse e/ou utilização de artefactos pirotécnicos, com penas médias a rondar os 14 meses, sendo que estes elementos foram ainda autuados em 105 mil euros.
Do documento sobre estas decisões já transitadas em julgado --- sem possibilidade de recurso ---, destaca-se o facto de 115 arguidos terem sido alvo de processo de execução judicial por falta de pagamento das coimas aplicadas.
A APCVD recorda que o incumprimento da sanção acessória de interdição de acesso a recintos desportivos constitui "crime de desobediência qualificada, punível com pena de prisão até dois anos", levando à detenção do infrator pelas autoridades policiais.
Entre as sanções recentemente aplicadas, a APCVD destaca um residente na Guarda, de 18 anos, punido com 20 meses de interdição e mil euros de multa por "posse e deflagração de artigos pirotécnicos" no jogo FC Porto--Benfica, da 28.ª jornada da Liga, no Estádio do Dragão.
Um outro sujeito, de 34 anos, de Ermesinde, foi punido com 1.750 euros e 18 meses de interdição por "insultos racistas a um jogador" no Leixões B--Ermesinde 1936.
Segundo dados do Ponto Nacional de Informações sobre Desporto (PNID), estão atualmente impedidas de aceder a recintos desportivos cerca de 450 pessoas, das quais cerca de 370 por decisão da APCVD, enquanto as restantes se devem a determinação dos tribunais judiciais.
Por LusaMais um lançamento de peso da marca
Em causa estarão as negociações entre a empresa fundada por Franciso Pinto Balsemão e a multinacional italiana MediaforEurope
Negócio está muito perto de ser concluído
Apesar de o mercado imobiliário estar inflacionado, há concelhos onde a habitação continua a manter-se a preços razoavelmente acessíveis
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir