Pessoas infetadas com Covid-19 e que tenham sido vítimas de uma doença ligeira ou moderada vão poder sair do seu isolamento a partir dos dez dias. Anteriormente, tinham de cumprir uma quarentena de 14 dias. Atualização das normas da Direção-Geral da Saúde prevê ainda que deixe de ser necessário o teste laboratorial final para confirmar que o paciente já não está infetado.
A partir deste momento, as pessoas com doença ligeira ou moderada podem terminar o isolamento ao fim de dez dias, desde que apresentem melhoria significativa dos sintomas durante três dias consecutivos depois de deixarem de utilizar antipiréticos. Deixam também de ser necessários os testes de confirmação de caso negativo. "Para os doentes com covid-19 assintomática, isto é, pessoas sem qualquer manifestação clínica de doença à data do diagnóstico laboratorial e até ao final do seguimento clínico, o fim das medidas de isolamento é determinado dez dias após a realização do teste laboratorial que estabeleceu o diagnóstico de covid-19", pode ler-se na nota emitida pela DGS.
Já no caso de pessoas que tenham tido sintomas graves, podem receber alta clínica/terminar o isolamento caso tenham passado 20 dias desde o início dos sintomas e registado melhorias dos sintomas em três dias consecutivos.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, tinha já apontado, no final de agosto, que seria possível reduzir o tempo de isolamento para dez dias, se a comunidade científica confirmasse esta possibilidade. Outros países já decidiram encurtar o tempo de isolamento de 14, como a França ou a Alemanha.
Márcia Sensitiva falou com a Sábado sobre o ano que aí vem
Todos os anos, em Portugal, há um pico de adoções em dezembro… e um aumento de devoluções pouco tempo depois
Entre as vítimas está um de dois alegados atiradores. O segundo ficou ferido
Causa da morte ainda é desconhecida. Ator tinha 60 anos.
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Golo da vitória foi apontado aos 90'+9
Triunfo deixa equipa temporariamente com mais 6 pontos que o Celtic (2.º), que tem menos dois jogos