_
A vacina Oxford-AstraZeneca contra a Covid-19 está a ser retirada do mercado a nível mundial, meses depois da farmacêutica ter admitido, pela primeira vez em documentos judiciais, que a vacina pode causar um efeito secundário raro e perigoso que, por sua vez, provoca a formação de coágulos sanguíneos e uma baixa contagem de plaquetas no sangue.
Nos documentos consta que a mesma pode, em casos muito raros, causar trombose.
De acordo com o The Telegraph, a vacina já não pode ser utilizada na União Europeia, após a empresa ter retirado voluntariamente a sua "autorização de comercialização". O pedido de retirada da vacina foi feito a 5 de março e entrou em vigor na terça-feira.
Nos próximos meses, serão apresentados pedidos semelhantes no Reino Unido e noutros países que aprovaram a vacina, conhecida como Vaxzevria.
A decisão de retirar a vacina põe fim à utilização da vacina, que foi anunciada por Boris Johnson como um "triunfo da ciência britânica" e que salvou mais de seis milhões de vidas.
Segundo a mesma fonte, a AstraZeneca afirmou que a vacina estava a ser retirada dos mercados por razões comerciais, justificando que a mesma deixou de ser fabricada ou fornecida, tendo sido substituída por vacinas atualizadas que combatem novas variantes.
A vacina foi associada a pelo menos 81 mortes no Reino Unido, bem como a centenas de ferimentos graves. A AstraZeneca está a ser processada por mais de 50 alegadas vítimas e familiares em luto num processo no Supremo Tribunal.
Por Correio da ManhãContactos de emergência para situações deste género não foram acionados
Em linha com o estabelecido no acordo tripartido assinado em outubro de 2024
Aconteceu de madrugada, durante as celebrações da passagem do ano
Infelizmente, o cancro de pele em cães e gatos é mais frequente do que se pensa.
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Avançado espanhol falou ainda sobre as expectativas que os adeptos colocaram em si desde muito cedo
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Presidente da FIFA assegurou ainda que o organismo está a estudar maneiras de tornar o jogo mais fluído