Os ativistas pelo clima que foram esta terça-feira detidos por cortarem o trânsito na Segunda Circular, em Lisboa, foram libertados esta tarde e serão presentes a tribunal na quarta-feira.
O movimento Climáximo, a que os jovens pertencem, informou em comunicado que as 11 pessoas que tinham sido detidas durante a manhã já foram libertadas e que serão presentes a tribunal, no Campus de Justiça, na quarta-feira às 10 horas.
Os jovens protagonizaram hoje um protesto que consistiu no corte da Segunda Circular (no sentido Benfica-Aeroporto), uma das principais e mais movimentadas artérias da capital.
O protesto, "porque a crise climática é um genocídio", culminou com a detenção de nove ativistas que se sentaram na via e bloquearam o trânsito, e posteriormente de outros dois elementos que se penduraram por cabos na ponte pedonal em frente à sede da Galp, empresa que os jovens acusam de, devido às emissões de gases com efeito de estufa, provocar milhares de mortes e de deslocados.
Noah Zino, porta-voz da ação, afirma, citado no comunicado, que "manter e aumentar emissões corresponde à tentativa de construção de novos campos de concentração em pleno século XXI".
O movimento Climáximo acusa igualmente o Governo português e outras empresas de terem declarado guerra a todas as pessoas e ao planeta, considerando-os "culpados de genocídio".
Segundo o movimento Climáximo os jovens detidos foram recebidos à saída com palmas por um grupo que aguardou a sua libertação.
Rute Cardoso assinalou a data com um gesto simples
Tinha 96 anos.
Negócio histórico
Um episódio animado sobre crianças transgénero foi tema no debate da Assembleia da República.
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Clube da primeira divisão do futebol do México
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Técnico levou o Henan FC pela primeira vez à final da prova e falou da experiência a Record