Os ativistas pelo clima que foram esta terça-feira detidos por cortarem o trânsito na Segunda Circular, em Lisboa, foram libertados esta tarde e serão presentes a tribunal na quarta-feira.
O movimento Climáximo, a que os jovens pertencem, informou em comunicado que as 11 pessoas que tinham sido detidas durante a manhã já foram libertadas e que serão presentes a tribunal, no Campus de Justiça, na quarta-feira às 10 horas.
Os jovens protagonizaram hoje um protesto que consistiu no corte da Segunda Circular (no sentido Benfica-Aeroporto), uma das principais e mais movimentadas artérias da capital.
O protesto, "porque a crise climática é um genocídio", culminou com a detenção de nove ativistas que se sentaram na via e bloquearam o trânsito, e posteriormente de outros dois elementos que se penduraram por cabos na ponte pedonal em frente à sede da Galp, empresa que os jovens acusam de, devido às emissões de gases com efeito de estufa, provocar milhares de mortes e de deslocados.
Noah Zino, porta-voz da ação, afirma, citado no comunicado, que "manter e aumentar emissões corresponde à tentativa de construção de novos campos de concentração em pleno século XXI".
O movimento Climáximo acusa igualmente o Governo português e outras empresas de terem declarado guerra a todas as pessoas e ao planeta, considerando-os "culpados de genocídio".
Segundo o movimento Climáximo os jovens detidos foram recebidos à saída com palmas por um grupo que aguardou a sua libertação.
Pedro Dias chocado com a gravidade dos estragos provocados pela depressão Kristin
A ideia é que a situação ajude a acelerar mecanismos de resposta às ocorrências que estão a afetar a população
Devido aos prejuízos causados pelas inundações na cidade e estragos resultantes da passagem da depressão Kristin no município
A televisão do Correio da Manhã chegou a perto de 3,6 milhões de portugueses
Triunfos de Benfica e Sporting permitem ascender ao 6.º posto
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Além das penalizações aos clubes, a federação chinesa anunciou a expulsão vitalícia de 73 pessoas ligadas ao futebol
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Grupo viajava para França para assitir ao duelo da Liga Europa, frente ao Lyon