O objectivo é produzir máscaras de proteção pessoal, do tipo cirúrgico, suficientes para os funcionários da Câmara do Porto que contactem com público e que poderão também vir a ser distribuídas pela autarquia à rede social, corporações de bombeiros voluntários e às empresas de transporte, como STCP.
Uma empresa da freguesia portuense de Campanhã disponibilizou-se para reconverter a sua unidade produtiva, com cerca de 20 funcionários, numa linha de produção de máscaras.
"A quantidade que conseguirá produzir não está ainda apurada, mas calcula-se que possa produzir o suficiente para alimentar as necessidades básicas dos operacionais do município e ainda ceder equipamentos a outras instituições, assegurando a Câmara do Porto os custos inerentes à operação", detalha a autarquia presidida por Rui Moreira, em comunicado.
Contactada a Câmara do Porto, fonte oficial afirmou ao Negócios que o dono da empresa não quer ser identificado, adiantando que a produção deverá arrancar esta semana.
A autarquia adianta que "em estudo está também a possibilidade da produção na mesma unidade de equipamentos de proteção individual para os hospitais, caso estes venham a escassear e a entrar em rotura".
Assim, garante, "evita pagar preços especulativos (que já se praticam no mercado em materiais importados) e espera poder ajudar a proteger também os muitos voluntários que em instituições de solidariedade ou bombeiros voluntários estão nesta altura a ficar expostos à doença".
Para o município, esta "é, também, uma forma de manter uma unidade fabril da área do Porto em funcionamento e a economia a funcionar, substituindo importação por produção nacional".
A ideia, conta a autarquia no mesmo comunicado, surgiu quando um empresário de Campanhã contatou o gabinete de Rui Moreira "para dar os parabéns ao município pelo seu trabalho no combate à covid-19 e disponibilizando-se para ajudar a cidade", com a conversa a acabar "por conduzir à ideia de produzir material de proteção".
(Notícia em atualização)
Principal alvo eram casas de luxo em Cascais. Todos os mandados de detenção foram cumpridos.
Aumento deverá refletir-se “especialmente” nas fabricantes chinesas
Felinos miam mais e mais alto na presença de tutores masculinos
Em causa estão excertos de um discurso de Trump, editados de tal forma pela BBC que o líder republicano parece exortar explicitamente os seus apoiantes a atacarem o Capitólio em Washington
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países