Automóveis, motos e artigos de automobilia que retratam as vivências e a ligação emocional de André Villas-Boas ao universo motorizado vão estar em exposição a partir de quinta-feira, no Museu do Caramulo.
Com curadoria pessoal do agora presidente do FC Porto, a exposição "Uma paixão sobre rodas: Coleção André Villas-Boas" foi construída ao longo de anos e reflete os seus vários gostos motorizados.
O Museu do Caramulo avança que estes gostos "vão desde os clássicos desportivos, como o Lamborghini Miura S, o Porsche 911 RS ou o Ferrari F40, ao universo das duas rodas, com exemplares tão exóticos como a Confederate Fighter ou a Auto Fabrica Type 16".
"E claro, a competição, pela qual André Villas-Boas tem uma atração desde criança, cumprindo agora o sonho de poder colecionar não só os modelos dos grandes protagonistas do passado, como as motos KTM de Cyril Despres e Marc Coma e a sua própria Toyota Hilux, mas também daqueles ainda no ativo, como o Peugeot 3008 DKR Maxi de Stéphane Peterhansel e a KTM RC16 de Miguel Oliveira".
Mas, segundo aquele museu do concelho de Tondela, no distrito de Viseu, "a coleção vai ainda mais além, com a demonstração de uma paixão genuína que surpreende pela variedade de exemplares que passam ainda pelo exótico BAC Mono, pelo vibrante Citroën C3 WRC e pelo possante Ferrari 599 GTB Fiorano, mas igualmente pelo clássico MG Le Mans EX 182 e pelo popular FIAT 500 L".
A exposição inclui ainda "um conjunto de artefactos pessoais preservados desde a infância e que conectam a paixão de Villas-Boas a todas as suas vivências, das miniaturas aos bilhetes das provas, passando pelos capacetes das lendas com quem se cruzou".
"Todas as paixões têm o seu momento de ignição. No caso de André Villas-Boas tudo começou com as idas ao Estoril e à Exponor, num baú de memórias levadas pela mão do seu pai, Filipe, e do seu tio, Pedro Villas-Boas".
O Museu do Caramulo considera que André Villas-Boas criou "uma extraordinária coleção de automóveis e motos, mas, mais do que isso, uma coleção de memórias em constante ebulição que, generosamente, exibe agora, e pela primeira vez, ao vivo no Caramulo, um lugar indissociável da sua paixão motorizada".
"Uma paixão sobre rodas:Coleção André Villas-Boas" ficará patente no Museu do Caramulo até 20 de outubro.
O Museu do Caramulo, que foi fundado em 1953 e já teve mais de um milhão e meio de visitantes, integra uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos.
Mais recentemente, estendeu a sua atividade ao Caramulo Experience Center, um polo museológico dedicado à paixão motorizada.
O museu promove regularmente exposições temáticas e temporárias e vários eventos, de que são exemplo o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Museu na Rua, o Rider - Passeio de Automóveis e Motos Clássicas e a Corrida dos Fundadores by Cartrack.
Por LusaVendas de imóveis para depois reinvestir em habitação ficam isentas de mais valias
"A atualização de preços não se aplica a novos contratos ou renovações", informa a Vodafone
Com o país em greve, e várias estruturas sindicais a juntarem-se à paralisação, inclusive os tripulantes, a companhia aérea portuguesa bloqueou este dia do seu calendário
Face à classificação de risco, foram efetuados todos os procedimentos de segurança e tratamentos necessários
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Pete
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais