A propagação do coronavírus continua a acelerar em Espanha, com o país a registar um aumento acentuado do número de pessoas infetadas e vítimas mortais.
288 pessoas já faleceram em Espanha devido ao Covid-19, acima dos 136 de ontem. O número de pessoas infetadas subiu de 5.700 para 7.753.
Segundo os dados hoje avançados pelo ministério da Saúde espanhol, 517 pessoas infetadas já tiveram alta hospitalar e 382 estão nos cuidados intensivos.
Espanha é o segundo país europeu mais afetado pelo vírus, levando o governo espanhol a declarar este sábado o estado de emergência nacional que irá vigorar a partir da próxima segunda-feira, 16 de março.
Durante a vigência do estado de emergência, os cidadãos "unicamente poderão circular na via pública para realizar as seguintes atividades: aquisição de alimentos, produtos farmacêuticos e de primeira necessidade; assistência a centros e serviços de saúde; deslocação para o local de trabalho; regresso à sua residência; assistência e cuidado de idosos, menores, dependentes, pessoas com deficiência ou pessoas particularmente vulneráveis; deslocação a entidades financeiras; por motivos de força maior ou situação de necessidade; qualquer outra atividade de natureza análoga devidamente justificada", detalhou Sánchez.
O Ministério do Interior pode decretar o encerramento de estradas ou troços "por motivos de saúde pública, segurança ou fluidez de tráfego", indicou.
É também alargado a todo o país o encerramento de estabelecimentos como restaurantes, bares, esplanadas, salas de espetáculos e afins, que já vigorava em Madrid.
Os transportes públicos não são suspensos, mas a frequência das ligações entre cidades será limitada em pelo menos 50%, para limitar as deslocações dos cidadãos para fora da sua zona de residência.
O decreto define também que as autoridades competentes poderão intervir nas empresas para garantir o fornecimento de alimentos aos consumidores. Entre as medidas previstas estão também escoltas dos veículos de transporte destes bens caso seja necessário por razões de segurança.
O Governo vai também garantir o fornecimento de alimentos, energia e de medicamentos, sublinhou o primeiro-ministro do país vizinho.
Felinos miam mais e mais alto na presença de tutores masculinos
Em causa estão excertos de um discurso de Trump, editados de tal forma pela BBC que o líder republicano parece exortar explicitamente os seus apoiantes a atacarem o Capitólio em Washington
Quatro mil fogos licenciados nos primeiros dez meses do ano. ‘Invicta’ ganhou 16684 habitantes em 3 anos
ERSE estima que um casal sem filhos sinta um aumento de 18 cêntimos na fatura mensal, mas uma família com dois filhos poderá ter de gastar mais 28 cêntimos por mês com a eletricidade.
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países