Elementos da equipa de segurança do aeroporto internacional de Viena foram acusados de terem colocado passageiros ilegais a bordo de aviões que tinham como destino os Estados Unidos e o Reino Unido, divulgou esta terça-feira o Ministério Público austríaco.
Pelo menos 11 pessoas foram transportadas através deste esquema, segundo o diário austríaco "Kurier", que explicou que estas pessoas não passavam pelo controlo da polícia de fronteiras.
Posteriormente, os elementos envolvidos no esquema forneciam aos passageiros ilegais cartões de embarque verdadeiros, indicou o jornal, citando informações parcialmente confirmadas por fontes judiciais.
Dois elementos da equipa de segurança do aeroporto da capital austríaca, oriundos do Sri Lanka, foram colocados em prisão preventiva, referiu, em declarações à agência francesa AFP, um porta-voz do Ministério Público, Friederich Kohl, que acrescentou que "no total, 13 pessoas são visadas no processo".
Os elementos, que trabalhavam como subcontratados da companhia aérea austríaca Austrian Airlines, compravam os bilhetes de avião através de amigos, que eram posteriormente trocados por cartões de embarque. Os passageiros ilegais entravam na zona de embarque através de uma porta de serviço, utilizada apenas por funcionários.
Os controlos de identidade na zona de embarque não são constantes no aeroporto de Viena-Schwechat e, quando são realizados, são frequentemente atribuídos a agências privadas de segurança.
Segundo uma fonte próxima da investigação, citada pelo diário Kurier, este esquema de tráfico ilegal de pessoas implicava a existência de cúmplices nos aeroportos de destino, neste caso nos Estados Unidos e no Reino Unido.
A maioria dos passageiros ilegais era proveniente do Sri Lanka. Estas pessoas viajavam especificamente para Viena para tentar a sua sorte e conseguir entrar a bordo destes aviões.
Os dois agentes cobravam entre sete e nove mil euros por clandestino, segundo os primeiros elementos da investigação, que foi aberta em fevereiro.
A companhia aérea Austrian Airlines rejeitou qualquer responsabilidade neste processo, afirmando que estas irregularidades devem ser atribuídas aos elementos subcontratados.
Detenção ocorreu no Aeroporto Militar de Figo Maduro
Homem estava a passar pelo local quando se deu um tiroteio. Ahmed não tardou em reagir: imobilizou o atirador e com a arma na mão obrigou-o a recuar
CNN Portugal e SIC Notícias ficam atrás do canal da Medialivre
Márcia Sensitiva falou com a Sábado sobre o ano que aí vem
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo