A Tesla aprovou um novo pacote de remunerações para Elon Musk, que poderá transformar o CEO no primeiro trilionário do mundo — ultrapassando a marca dos biliões de euros. A decisão foi tomada durante a assembleia anual de acionistas, em Austin, Texas, e contou com o apoio de mais de 75% dos investidores.
"Um grupo fantástico de acionistas", foi assim que reagiu o CEO após o anúncio. "Não percam as vossas ações da Tesla."
O plano prevê a atribuição de cerca de 423 milhões de ações a Musk, caso o empresário cumpra uma longa lista de metas nos próximos dez anos. Entre elas, está o aumento da capitalização bolsista da Tesla dos atuais 1,5 biliões (cerca de 1,3 biliões de euros) para 8,5 biliões de dólares (cerca de 7,36 biliões de euros), a venda de mais de 12 milhões de automóveis, a criação de uma frota de um milhão de robotáxis, a obtenção de 10 milhões de subscritores de condução autónoma e a comercialização de um milhão de Tesla Bots. Um conjunto de objetivos ambicioso numa fase em que a fabricante enfrenta forte concorrência e uma queda significativa nas vendas em vários mercados europeus.
A aprovação surge após semanas de debate aceso em torno da gestão de Musk e e sobre se alguém deveria receber um salário tão exorbitante, que contou com fortes críticas da maioria dos grandes acionistas, fundos de pensões e figuras públicas, incluindo o próprio Papa.
Os números mais recentes mostram que as entregas trimestrais da Tesla aumentaram para cerca de 497 mil veículos, impulsionando as receitas acima das previsões. No entanto, a marca tem perdido terreno na Europa, com quedas de 50% na Alemanha e descidas expressivas na Noruega, Holanda, Espanha e Suécia. Analistas como Carlos Tavares, antigo CEO da Stellantis, consideram mesmo que a Tesla está "sobrevalorizada" e alertam para o impacto da crescente concorrência da chinesa BYD.
Há ainda um ferido grave a registar, transportado para o Hospital de Leiria. Homens estavam a realizar operações na infraestrutura elétrica quando ocorreu uma descarga
Triunfo esmagador na segunda volta das Presidenciais merece destaque lá fora
Com 173.300 espectadores em média a cada minuto do dia, e 6,6% de share, a CMTV liderou sobre todos os concorrentes.
Vai substituir José Preto, que ainda em janeiro renunciou ao cargo
Italiano, que esteve nos gunners em 2013/14, diz quase ter tido um ataque de pânico
Avançado luso-angolano está cedido pelo Tromso ao Al Ahly e já se estreou na Cahampions africana
As declarações do treinador do FC Porto após o desaire no Dragão Arena (40-35)
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£
Nos arredores de São Francisco, os Seahawks, que chegaram ao quarto e último período a vencer por 12-0, repetiram o sucesso de 2013 e 'vingaram' a final de 2014
Informação lançada pelo ‘The Sun’ está a agitar Ibrox