O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu que a terceira fase da pandemia de covid-19 em Portugal será de "controlo da situação", com aquilo que é uma "retoma por pequenos passos". O Chefe de Estado, o primeiro-ministro, representantes de partidos e parceiros sociais reuniram-se esta terça-feira, em Lisboa, com especialistas para analisar a situação epidemiológica da covid-19, antes de o Governo anunciar as medidas de "reabertura" do país.
"A retoma por pequenos passos e a preocupação permanente de controlo da situação são inseparáveis", disse. "O Estado de Emergência cessa a vigência no dia 2 à meia noite. Espera-se que, no futuro, não seja necessário recorrer de novo ao estado de emergência. Se for, ponderaremos", assegurou.
A pandemia de covid-19 já provocou perto de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 818 mil doentes foram considerados curados. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.
Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram, entretanto, a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Bélgica, Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.
Por SábadoInspeções a edifício confirmaram que apesar de morarem lá mais de 100 pessoas, edifício não tem "quaisquer condições de habitabilidade e de segurança contra incêndio"
Nuno Ferreira Pires foi reconduzido como CEO
Peritos Europeus apresentaram o primeiro relatório esta sexta-feira
Fazem companhia e ajudam a manter a mente e o corpo sãos
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Jackson Irvine vive experiência invulgar no St. Pauli
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás