O Governo vai apresentar à Assembleia da República uma proposta de lei no sentido de que o uso de máscara passe a ser obrigatório na via pública. Também a aplicação StayAway Covid deverá passar a ser obrigatória em contexto laboral, anunciou o primeiro-ministro esta quarta-feira.
António Costa anunciou a medida na conferência de imprensa que se seguiu à reunião semanal do Conselho de Ministros na qual foram atualizadas as medidas de combate à pandemia da covid-19 e foi decidido que o país vai entrar de novo em estado de calamidade a partir de amanhã, 15 de outubro.
O primeiro-ministro classificou como grave a atual evolução da pandemia e voltou a apelar a que cada um faça a sua parte, lembrando que "as pessoas podem estar contaminadas e a transmitir o vírus sem ter consciência disso. A forma que temos de o impedir é, em todas as circunstâncias cumprir as regras de prevenção", declarou, sublinhando que "é absolutamente vital este esforço coletivo".
Haverá igualmente uma limitação de 50 pessoas em eventos de natureza familiar como casamentos. "Temos notado nos últimos dois meses que têm sido locais onde tem havido elevada contaminação", justificou António Costa. A regra aplica-se a eventos marcados a partir de hoje. "Infelizmente a covid não se afasta dos casamentos e batizados" e estes podem ser "um foco de alastramento da pandemia"
A fiscalização vai ser reforçada e elevado o valor das coimas a aplicar, adiantou ainda o primeiro-ministro.
A aplicação StayAway Covid, destinada a rastrear contactos entre pessoas infetadas pelo novo coronavírus, foi lançada no início de setembro e conta atualmente com mais de um milhão de utilizadores.
(notícia atualizada às 13:40 com mais informação)
Documento passa agora à fase da especialidade
Foi assistida pelos bombeiros e depois transportada para o Hospital São Francisco Xavier
Código da estrada francês, assim como o português, equipara aquele tipo de veículos aos velocípedes
Ambos são importantes para proteger o seu patudo de todo o tipo de parasitas.
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN
Médio, de 37 anos, retirou-se da seleção belga depois de deixar de ser convocado pelo então selecionador da Bélgica
Amor pelo veículo da marca italiana é tão grande que tem automóvel tatuado nas costas