Morreu este sábado o histórico socialista Eurico Figueiredo, aos 86 anos. O antigo dirigente e deputado do partido não resistiu à gripe A, segundo a RTP que avançou a notícia. Estava internado há vários dias no Hospital de Santo António, no Porto, onde viria a morrer.
Preso político no período da ditadura, foi militante do PS desde 1974, tendo exercido vários cargos ao serviço do partido. Saiu no final dos anos 90, em desacordo com a direção então presidida por António Guterres.
Eurico Figueiredo nasceu em Vila Real em 1939. Iniciou-se na atividade política com 16 anos no MUD Juvenil e aos 18 participou ativamente na campanha do General Humberto Delgado. Destacou-se nos movimentos de luta estudantial e em 1962 foi eleito o primeiro Secretário-Geral do Secretariado Nacional dos Estudantes Portugueses. Exilou-se na Suíça para fugir à polícia dirigente, onde permaneceu até 1976.
Militante do PCP desde os 18 anos, abandonou o partido em 1967 e filiou-se no Partido Socalista em 1974, integrando a Direção Nacional e Política. Foi deputado na Assembleia da República entre 1983 e 1985 e de 1991 até 1999, entre outros cargos, foi deputado à Assembleia da NATO e Presidente da Comissão da Administração do Território e Poder Local. Foi ainda autor do relatório sobre a regionalização, em 1997.
Foi professor catedrático de Psiquiatria e Saúde Pública no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, sendo reconhecido como uma figura central no ensino e desenvolvimento desta especialidade médica em Portugal.
Pelo seu papel no combate à ditadura e pelo contributo cívico ao país, foi condecorado em 1997 Presidente da República Jorge Sampaio com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
Em atualização
Por Correio da ManhãPrograma das manhãs é emitido de segunda a sexta-feira, pelas 10h08, na CMTV
Na imagem pode ver-se uma jovem a chorar, desesperada, enquanto agarra a camisola de um homem perto de si. O homem é Luís, seu pai, um imigrante equatoriano detido pela polícia de imigração norte-americana.
Situação é idêntica aos processos enfrentados pela também apresentadora Cristina Ferreira ou por Fernando Santos, ex-selecionador nacional.
Apresentado como o cabeça de cartaz do festival, que decorrerá na MEO Arena
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas
Médio francês diz que o português "é muito especial"
Situação inusitada acontece já esta sexta-feira com a receção do Den Bosch ao ADO Den Haag, da 2.ª divisão
Polícia tem aconselhado os clubes a fazerem alterações por causa do duelo das águias com o Moreirense
Coman foi o herói da meia-final ao apontar hat-trick. Ronaldo e Félix foram titulares