É um génio informático com menos de 30 anos português e viverá na Europa de Leste. O homem identificado pela Polícia Judiciária (PJ) como o maior suspeito de se ter apoderado dos segredos do Benfica, desencadeando o caso dos emails, já tem nome identificado: Rui Pinto. Esta sexta-feira, ao 'Jornal de Notícias', o pai do 'hacker' nascido em Gaia assume que "desde o caso do 'Football Leaks' que [Rui Pinto] não pára no mesmo sítio". "Nessa altura a PJ disse-me que se ele viesse a Portugal era preso. Tem medo de regressar", afirmou à publicação.
E acrescentou: "Duvido muito que ele tenha conhecimentos informáticos para fazer o que o acusam. Não é assim tão perito quanto isso. Emigrou há alguns anos. Acho que está a trabalhar como freelancer em informática".
Benfica, queixas da Doyen e do Sporting
O processo judicial em que o pirata informático português é suspeito integra, para lá da participação do Benfica, as queixas da Doyen, empresa liderada pelo português Nélio Lucas, e do Sporting. Todas essas participações criminais estão a ser investigadas pelo Ministério Público e PJ desde 2015. Agora, estão todas concentradas na equipa especial do Ministério Público, criada no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), que investiga os principais processos do futebol.
A guerra movida pela Doyen, quando viu os seus segredos milionários na praça pública, foi brutal, levando à contratação de uma equipa de detectives privados ingleses, incluindo antigos espiões dos serviços secretos britânicos, para expor o misterioso ‘hacker’.
Aníbal Pinto, à data advogado de Rui Pinto, contou à CMTV que a Doyen quis "celebrar um contrato de trabalho com o meu cliente". O advogado desaconselhou Rui Pinto a fazê-lo e, ao canal da Cofina, disse ter sido ameaçado, apresentando queixa-crime contra a Doyen no MP de Matosinhos e também contra o causídico da empresa na ordem da classe.
A artista espanhola atua na MEO Arena a 8 e 9 de abril do próximo ano. Os bilhetes, para já em pré-venda, ficam disponíveis para todo o público na quinta-feira, dia 11.
Ana Corina recebeu o prémio e mostrou-se visivelmente emocianada
Objetivo de Luís Montenegro para o salário médio só em 2039
Explicamos dez alterações ao Código do Trabalho, numa lista construída a partir das medidas contestadas no texto dos pré-avisos de greve das duas centrais sindicais
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura
Glen De Boeck tinha 54 anos
Qatar Sports Investments anunciou aquisição do Eupen, da 2.ª liga daquele país