Pelo menos 622 pessoas morreram e cerca de duas mil ficaram feridas após um sismo de magnitude 6 e várias réplicas terem atingido o leste do Afeganistão na noite de domingo, informaram, esta segunda-feira, fontes oficiais.
"Nos distritos de Nurgal, Sawkay, Watapur, Dara Pech e Chapi Dara, morreram aproximadamente 600 pessoas, cerca de duas mil ficaram feridas e centenas de casas foram destruídas", disse à agência de notícias EFE Ihsanullah Ihsan, diretor de Informação e Cultura de Kunar, uma das províncias afetadas.
O anterior balanço, feito pelo porta-voz dos serviços de saúde da província de Nangarhar, na fronteira com o Paquistão, Ajmal Darwaish, mencionava, pelo menos, nove mortos e 25 feridos na aldeia de Dar-e-Nour.
ONU, talibãs e Crescente Vermelho mobilizam-se face a sismo no Afeganistão
A ONU, o Crescente Vermelho Afegão e o Governo talibã mobilizaram-se para lançar uma grande operação de resgate no leste do Afeganistão, onde o sismo fez pelo menos 622 mortos.
O principal porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, afirmou, num breve comunicado divulgada na rede social X que "as autoridades locais e os residentes já estão a participar nos esforços de resgate dos afetados".
Além disso, "equipas de apoio do centro e das províncias vizinhas também estão a caminho, e todos os recursos disponíveis serão utilizados para salvar vidas", acrescentou.
Por LusaMinistra da Cultura, Juventude e Desporto admitiu revisitar o regime jurídico de várias matérias
Cheney era conhecido como o arquiteto da "guerra ao terror". Tinha 84 anos.
Tribunal ordena nomeação de um advogado oficioso para assegurar a defesa do ex-governante no julgamento da Operação Marquês
Programa vai contar com mais 51,5 milhões de euros
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Antigo jogador do Benfica coloca ponto final após calvário de três anos que mal o deixam andar