_
Vários clubes e equipamentos desportivos do distrito de Castelo Branco foram fortemente afetados pelo efeito da depressão Kristin, que se fez sentir de forma intensa em toda a região da Beira Baixa.
O complexo de relvados sintéticos da cidade albicastrense, que ainda recentemente foi alvo de uma intervenção num valor superior a 600 mil euros, sofreu fortes danos, com a força do vento a derrubar literalmente as duas principais bancadas. A queda de árvores acentuou o rebuliço e o Desportivo de Castelo Branco, um dos emblemas que utiliza diariamente a infraestrutura, suspendeu os treinos de todas as equipas. Este clube, viu ainda a vedação do polidesportivo Quinta das Pedras, onde os atletas da pré-competição treinam, ser afetada.
Também o Complexo do Bairro do Valongo regista estragos, com o clube a suspender “todos os treinos agendados para esta 4.ª feira”, até “reposição das condições adequadas”.
Já a equipa principal do BC Branco, que milita no Campeonato de Portugal, não pôde treinar por causa da queda de uma árvore que obrigou a uma intervenção no abastecimento elétrico ao Estádio Vale do Romeiro.
Um dos maiores prejuízos foi causado nas instalações do Padel Castelo. O jovem empreendimento de iniciativa privada viu completamente destruídos os cinco campos, dois de construção muito recente.
Em Alcains, no Campo Trigueiros de Aragão, a área dos camarotes ficou “num estado devastador”. A zona superior da bancada fica interdita para o jogo de domingo com o Idanhense, da divisão distrital da AF Castelo Branco.
A tempestade da última noite danificou ainda as chapas laterais do pavilhão desportivo da ADR Retaxo, equipa da 3.ª divisão nacional de futsal. “Precisamos de ajuda”, é o apelo dos dirigentes desta coletividade.
Na pista de atletismo municipal, em Castelo Branco, a gaiola de lançamentos voou, projetando-se largos metros sobre o novo relvado afeto à Academia do Futebol.
O levantamento dos prejuízos vai levar o seu tempo, mas só nas infraestruturas desportivas estará avaliado acima do meio milhão de euros.
Foi ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.