_
Um rapaz de 11 anos escapou esta segunda-feira ao ataque de um tubarão, que mordeu a sua prancha de surf numa praia no norte de Sydney, no segundo incidente com tubarões em menos de 24 horas naquela cidade australiana.
O incidente ocorreu pouco antes do meio-dia, quando o rapaz praticava surf na praia de Dee Whye e o animal arrancou um pedaço da prancha, sem causar ferimentos.
O Serviço de Salvamento Marítimo do estado de Nova Gales do Sul, onde se situa Sydney, confirmou que o menor saiu da água por si mesmo e não foi necessária a intervenção dos serviços de proteção civil.
Como medida preventiva, foram utilizados drones, motos aquáticas e patrulhas marítimas para localizar o tubarão, e a praia foi fechada ao público por, pelo menos, 24 horas.
O episódio ocorreu um dia depois de um menino de 12 anos ter ficado gravemente ferido, depois de ser atacado por um tubarão na Praia Tiburón, a leste da cidade, onde permanece internado em estado crítico na unidade de cuidados intensivos do Hospital Infantil de Sydney.
Nesse caso, a polícia local atribuiu a sobrevivência do menor à rápida ação dos seus amigos e das equipas de resgate.
As autoridades australianas indicaram que as chuvas intensas registadas durante o fim de semana, que geraram águas turvas e uma mistura de água doce e salgada, podem ter favorecido a presença de tubarões perto da costa.
Durante 2025, foram registados, pelo menos, uma dezena de ataques de tubarão no país, incluindo um a uma criança de 9 anos, que conseguiu sobreviver, e dos quais cinco foram mortais.
De acordo com uma base nacional de incidentes, desde 1791 até 2025 foram registados mais de 1.280 ataques de tubarão na Austrália, cerca de 260 mortais.
Por SábadoO vencedor do prémio não é decidido pelo Governo norueguês, mas sim atribuído por um comité independente
Investigação diz que se passaram 20 segundos entre o descarrilamento de um comboio até à colisão com o outro, mas causas do acidente estão ainda por apurar
Rapaz praticava surf na praia de Dee Whye e o animal arrancou um pedaço da prancha
António José Seguro e André Ventura na corrida a Belém
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Jogador formado no Benfica marcou golaço crucial na vitória (4-2) diante do Anderlecht
Fabiana Edith Muñoz tem 42 anos, sofre de esquizofrenia e está a ser procurada pelas autoridades
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Viktor Onopko destacou-se pelo Real Oviedo na década de 90