Torres Couto, antigo secretário-geral da UGT, ficou tetraplégico na sequência de um acidente que sofreu na autoestrada há duas semanas, quando seguia com a mulher entre Setúbal e Lisboa. Em declarações à CNN Portugal o antigo deputado do PS, de 78 anos, relatou o sucedido, frisando que o cinto de segurança salvou-lhe a vida mas acabou por lhe deixar lesões irreversíveis
"Ia na faixa do meio da autoestrada e de repente começou a chover bastante. Quem conduzia era a minha mulher. Nesse preciso momento, um carro entrou em despiste e bateu na nossa traseira. Deslizámos quase 300 metros na autoestrada, a fazer piões, e fomos chocar contra outro carro", explicou.
"Logo no momento em que batemos senti que foi o cinto de segurança que me prendeu e fiquei logo tetraplégico”, contou, acrescentando que ficou aliviado ao perceber que a mulher não tinha sofrido ferimentos graves. "Pensei que ela teria morrido. Mas eu já não tinha sensibilidade nenhuma do pescoço para baixo. Felizmente vi-a fora do carro, o que me deu tranquilidade. Mas perdi tudo. Só pensei que ia morrer naquele instante."
Torres Couto recordou que as dores foram "descomunais". "É como receber 300 ou 400 choques elétricos a cada instante. É uma coisa horrível, horrível, horrível”, referiu, acrescentando que o condutor do outro veículo pediu-lhe perdão, quando se encontrava dentro da ambulância.
Agora, o histórico dirigente sindical admite que trava "o maior combate" da sua vida. "Ao princípio a minha vontade era morrer. Mas faço tudo o que me pedem para melhorar os meus movimentos, com lágrimas, dor, sempre perto da minha família, que está desesperada com a situação em que me encontro."
A finalizar, deixou uma triste constatação: “Os portugueses são o único povo da Europa que conduzem da mesma maneira, com muita chuva ou com muito sol. E isso é uma causa. A segunda causa são os telemóveis. O governo tem que fazer uma campanha mais agressiva e tem de haver uma vigilância implacável ao uso dos telemóveis na condução.”
Por SábadoHistórico dirigente sindical diz que trava agora "o maior combate" da sua vida
Concessionárias de autoestradas têm de entregar ao Governo até 15 de novembro a sua proposta para a revisão dos valores
Dia em que os encarnados recebem o Sporting na Luz, no dérbi da 13.ª jornada da Liga Betclic
Avelino Farinha, arguido num dos processos da Madeira, é um dos contemplados com financiamento para obras em Angola, escreve a Sábado
Craque argentino do Inter Miami regressou recentemente a Camp Nou e, em entrevista, revelou o desejo de voltar à cidade
Subdiretor de Record diz que antigo treinador do Benfica pode pronunciar-se em breve
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Antigo técnico do Gil Vicente 'inventou-o' como ponta-de-lança... em Barcelos
Avançado do Fulham fez vídeo enigmático nas redes sociais. Mais tarde, disse ter feito apenas "um olhar"
Conquistou, novamente, a Bota de Ouro no México e tornou-se o primeiro jogador na história do Toluca a conseguir este feito três vezes consecutivas