Trump aplica tarifas à Dinamarca e outros países europeus até que aceitem aquisição da Gronelândia pelos EUA

Donald Trump xxx

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou este sábado que vai aplicar tarifas de 10% aos produtos da Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia a partir de 1 de fevereiro, caso não apoiem projeto dos EUA na Gronelândia.

A 1 de junho, as taxas vão aumentar para 25%, escreveu o presidente norte-americano numa publicação nas rede social Truth Social. 

PUB

"Há muitos anos que subsidiamos a Dinamarca, todos os países da União Europeia e outros, não cobrando-lhes tarifas ou qualquer outra forma de remuneração. Agora, após séculos, é hora da Dinamarca retribuir — a paz mundial está em jogo!", começou por escrever Trump na publicação. O presidente voltou a utilizar o argumento de que a segurança nacional dos EUA está em risco, dizendo agora que os países visados "viajaram para a Gronelândia com propósitos desconhecidos", o que constitui uma situação "perigosa".

Donald Trump relembra que os Estados Unidos estão a tentar adquirir a ilha dinamarquesa há mais de 150 anos e assume que "centenas de milhares de milhões de dólares estão atualmente a ser gastos em programas de segurança". "Os Estados Unidos da América estão imediatamente abertos a negociações com a Dinamarca e/ou qualquer um desses países que colocaram tanto em risco, apesar de tudo o que fizemos por eles, incluindo proteção máxima, ao longo de tantas décadas", termina, apelando a uma negociação aparentemente pacífica. 

Trump ameaçou na sexta-feira que poderia impor tarifas aos países que se opusessem ao controlo dos Estados Unidos sob a Gronelândia e este sábado concretizou a ideia. "Talvez eu imponha tarifas aos países que não concordarem com a Gronelândia, porque precisamos da Gronelândia para a segurança nacional. Então, talvez eu faça isso", afirmou, num evento na Casa Branca. 

PUB

Por Correio da Manhã
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Fora de Campo Notícias
PUB