HUAWEI Watch Fit 4 Pro. O novo wearable que provavelmente vai ter entrar na lista dos gadgets a seguir com atenção nos próximos tempos e, muito provavelmente, colocar na lista de compras. Apresentado esta quarta-feira em Berlim, num evento especial da marca chinesa para mostrar as principais apostas para os próximos meses (juntamente com o Huawei Watch 5), este novo smartwatch representa um novo capítulo na aposta da HUAWEI, com uma tecnologia cada vez mais inovadora e, também bastante importante, um design ultrafino e leve.
O primeiro aspeto a saltar à vista é precisamente esse do design. Não só impressiona pelo ecrã AMOLED de 1,82 polegadas com umas cores bastante vibrantes - até mesmo sob luz solar intensa, graças aos 3000 nits de brilho máximo -, mas também pelo facto de ser igualmente muito leve (com apenas 30 gramas sem a bracelete - e 55g com a mesma colocada) e bastante fino (com apenas 9,3mm de espessura). Tudo isso, dos números à comodidade do utilizador, traduz-se numa sensação de conforto a todo o momento. O Watch Fit 4 Pro mal se sente no pulso e, para melhorar, tem um design muito sóbrio e elegante - a bracelete preta ajuda a dar esse toque sóbrio. Tudo isto numa carcaça que promete uma resistência de topo, já que surge munido de uma tela de vidro de safira, corpo de alumínio de grau aeroespacial e moldura de liga de titânio. Tudo junto, da comodidade ao conforto, dá-nos também um modelo ótimo para desportos ao ar livre, isto para lá de ser um gadget muito interessante.
E por falar nisso, para quem utiliza preferencialmente um relógio para fazer desporto, nomeadamente corrida, um dos aspetos que mais nos agradou foi o facto do Watch Fit 4 Pro ter um GPS integrado - como os sistemas GPS, GLONASS, Galileo, QZSS e BeiDou - ainda mais preciso. E isso confirmámos, como habitual, utilizando no outro pulso o modelo que normalmente utilizamos diariamente, o COROS Pace Pro. A distância era praticamente igual, com falhas de escassos metros entre um e o outro. Parece que as promessas da marca chinesa foram mesmo cumpridas. Seja onde for, o sistema de localização HUAWEI Sunflower está mesmo atualizado para melhor. E nem mesmo as passagens junto de água ou de prédios mais altos afetou em o registo.
Outro dado que nos impressionou na comparação direta - aqui com uma banda dedicada - foi o do sensor cardíaco. Isto porque é muito habitual os sensores de pulso terem falhas, muito por culpa do ponto em que estão a 'tocar', que normalmente pode afetar as leituras com o suor ou até mesmo um ajuste menos bem conseguido. Não sabemos se tivemos simplesmente sorte, mas ao longo da semana de testes, o Watch Fit 4 Pro apresentou dados muitíssimo similares aos que tínhamos através da banda cardíaca que usamos diariamente. Ficamos mesmo impressionados!
Esta maior fiabilidade deste recurso surge de mãos dadas com a nova evolução do sistema HUAWEI TruSense, que a marca diz estar melhorado em seis aspetos, com mais precisão, velocidade, alcance, flexibilidade, abertura e interação. É sempre difícil avaliar de forma clara este tipo de promessas, mas o que podemos dizer é que, naquilo que fomos analisando, os dados apresentados pareceram estar efetivamente em linha com o prometido.
E por falar em dados... são mesmo muitos. Desde os já habituais passos, calorias, até à frequência cardíaca, níveis de oxigénio no sangue...
E, claro, a análise do sono está em linha com aquilo que temos visto na marca. O relógio apresenta-nos as horas em que estivemos a dormir, mas também as diversas fases do nosso sono. Claro, nunca seremos capazes de afirmar que estava totalmente certo, mas era facilmente percetível quando uma noite era menos bem dormida. O relógio dava logo sinal!
É possível também fazer um ECG em cerca de 30 segundos, algo sempre importante para tentar despistar a existência de qualquer irregularidade no nosso coração. Claro, como a HUAWEI sempre reforça, este não é um dispositivo médico, mas já dizia a nossa avó... "mais vale prevenir do que remediar!" E um controlo pontual, fazendo uso desta tecnologia cada vez mais avançada, pode fazer a diferença.
Voltando às atividades desportivas, que é o nosso 'core', de destacar o sem-fim de opções disponíveis, com métricas dedicadas para todas as modalidades. Na corrida, por exemplo, esta nova versão surge equipada com mapas coloridos offline, permitindo a importação e navegação de rotas. Algo muito útil para quem, como nós, aqui e ali viaja para correr provas lá fora. Como temos sempre um ou dois treinos além da corrida principal, é sempre bom planear e sabermos para onde vamos. E, quando começamos a corrida, temos não só o mapa desenhado de forma clara, como também recebemos indicações de onde teremos de ir.
Quanto às outras atividades disponíveis, ainda que não as tenhamos utilizado, de realçar a presença de um modo dedicado para desportos aquáticos - como surf, vela ou remo -, mas também o modos de golfe - com mais de 15 mil mapas de campos de golfe em todo o mundo disponíveis.
Antes de fecharmos, como quem deixa o melhor para o final, falemos ainda de algo que nos encanta desde sempre nos modelos da HUAWEI. A autonomia deste HUAWEI Watch Fit 4 Pro. Munido de uma bateria de 400mAh, a marca fala numa autonomia de 10 dias e, ainda que não tenhámos chegado a essa dezena de dias de utilização - pois fizemos um uso alternado com o Watch 5 -, a verdade é que ao cabo de 5 dias o relógio apresenta-nos 48%. Relativamente ao carregamento, suporta 'fast charge' para levar a bateria aos 100% em 60 minutos.
Em suma, para quem precisa de um modelo sóbrio e elegante, mas também eficiente não só no dia a dia como na prática de desportos, tem de colocar este HUAWEI Watch Fit 4 Pro na sua lista de potenciais compras. Disponível no site da Huawei a partir desta quinta-feira - e nos retalhistas no final do mês -, o Watch Fit 4 terá um preço recomendado de 169 euros na versão standard e 279€ na Pro.