Talvez lhe falte, se calhar, um pouco mais de aposta no marketing na Europa, mas a verdade é que há muito que a OPPO se vem destacado no Ocidente pela forma como apresenta modelos de elevada qualidade - nomeadamente smartphones. Um deles, o OPPO Reno14 5G, esteve nas nossas mãos durante algumas semanas e permitiu-nos aferir isso mesmo.
Falamos de um modelo de gama média, que se destaca pela sua leveza (187 gramas), mas também pelo design elegante e fino (com 7,3 mm), que faz dele um smartphone muito fácil de manusear, algo que por vezes se torna complexo pela 'paixão' que as marcas têm cada vez mais de construir modelos excessivamente grandes, que são tudo menos fáceis de usar. O OPPO Reno14 passa com nota elevada nesse teste. Sim, porque para nós, que o utilizámos num ambiente de trabalho, com uso intensivo até para escrever notícias rápidas, esse é um dos pontos em análise.
Outro aspeto que nos agradou foi o próprio ecrã, ainda que o aspeto do brilho, especialmente naqueles dias de maior luminosidade, pudesse ser algo mais caprichado - tem somente 1200 nits de valor máximo. Em termos de dimensões, este ecrã AMOLED é de 6,59 polegadas, com uma resolução de 1256x2760, para uma taxa de atualização de 120 Hz.
Em termos do design, nota para a superfície traseira, em vidro Gorilla Glass 7i e moldura em liga de alumínio, e para o facto de contar com certificação IP68 para resistência à água e imersão até 2 metros (nos habituais por 30'). O campo do desenho do telemóvel leva-nos às câmaras, mais que não seja pela forma como o módulo está construído - bastante sóbrio, no caso.
Quanto ao que ela entrega, temos um desempenho que se mostra capaz para lidar com praticamente todas as necessidades - desde que não se busque algo a roçar o aspeto profissional. Neste âmbito, a câmara principal de 50 MP tem estabilização ótica e consegue entregar fotografias de boa qualidade e com balanço equilibrado - até mesmo com pouca luz. Temos ainda uma ultra grande-angular e a telefoto de 50 MP com zoom ótico a 3,5 vezes. Quanto à câmara frontal, tem 50 MP e é capaz de captar selfies com bom nível.
Contudo, o ponto forte deste modelo mora mesmo na bateria. O que, diga-se, vai sendo um trunfo de peso para quem está no mercado em busca de um smartphone - especialmente porque cada vez andamos agarrados ao telemóvel... No caso, temos uma bateria de 6200mAh, capaz de nos dar facilmente um dia completo de uso intensivo sem nos preocuparmos com o cabo do carregador. E se precisarmos dele, o facto de termos carregamento rápido de 80W é um plus interessante.
Relativamente ao desempenho global, apesar de não termos tido a possibilidade de puxar por ele ao máximo, sempre nos aparentou estar mais do que capaz de render a um uso intensivo no dia a dia em ambiente laboral.
Inicialmente colocado à venda por um preço em torno dos 750€, o OPPO Reno14 era um dispositivo demasiado caro para o que dava ao consumidor, mas ainda bem que foi gradualmente ficando mais barato, para ser possível encontrá-lo nesta fase em torno dos 500 euros. Um valor que o torna um modelo bem interessante para essa gama média.
A nossa avaliação do smartphone da marca chinesa
Oferece mais poder, mais armazenamento e maior flexibilidade
A nossa análise ao novo lançamento da marca norte-americana
Avançado do Toluca brilha no México
Glen De Boeck tinha 54 anos
Caso foi tornado público em maio
Marek Papszun acusou o clube de não o querer deixar sair para o Legia Varsóvia
Antigo internacional alemão lançou discussão nas redes sociais
Inter Miami, liderado pelo antigo internacional inglês e onde alinha o argentino, conquistou pela primeira vez a MLS