Os clubes de futebol vão passar a ter um limite no número de jogadores emprestados já a partir da próxima temporada e também na duração dessas transferências. As novas medidas, anunciadas em janeiro, foram aprovadas ontem pelo Conselho da FIFA, que reuniu na véspera do Congresso do organismo.
Assim, a partir de 2022/23, todos os clubes só poderão emprestar um máximo de oito jogadores e só poderão ter no plantel oito futebolistas cedidos temporariamente por outros emblemas. Esse número será reduzido para sete em 2023/24 e ficará definido em seis em 2024/25. Por outro, cada clube só pode receber ou dar, por empréstimo, um máximo de três jogadores a um só clube.
Todos os empréstimos têm de ter uma duração mínima de seis meses e não podem ultrapassar um ano. É ainda proibido ceder um jogador que já está sob empréstimo (sub-emprestar). No acordo escrito tem de constar, entre outros aspetos, a duração e as condições financeiras da cedência.
Destas novas regras da FIFA ficam isentos todos os jogadores até aos 21 anos, bem como os futebolistas que fizeram toda a formação no clube com que ainda têm contrato.
Avançado pode ser trunfo do Santa Clara para a receção ao FC Porto, no domingo
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Médio recuperado de lesão e integrado; Gonçalo Costa e André Lacximicant falham jogo com o Benfica
Internacional ucraniano distinguido pelo golo ao Casa Pia, na 11.ª jornada, publica longo desabafo nas redes sociais
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Avançado espanhol falou ainda sobre as expectativas que os adeptos colocaram em si desde muito cedo
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Médio do West Ham faz juras de amor aos leões