O futebolista Joãozinho assume que "acusou a pressão normal de um miúdo" aquando da passagem pelo Sporting, em 2012/13, ao qual chegou proveniente do Beira-Mar.
"São circunstâncias e o Sporting também não era o que é hoje, não estava na posição que está hoje. Havia instabilidade e é normal, tendo vindo de clube pequeno, ter acusado a pressão", explicou o defesa que alinha atualmente pelo Torreense, em entrevista à Lusa.
O lateral-esquerda fora emprestado aos leões, em janeiro de 2013, todavia, a sua estadia em Alvalade acabaria por ser curta.
"O Sporting tinha jogadores que tinham vindo de grandes clubes e que também não se conseguiram impor, e não era um miúdo que, passados dois anos de jogar pelo Mafra, iria conseguir assumir-se num clube como o Sporting", acrescentou, antes de sublinhar que, apesar de não se ter imposto, foi uma aprendizagem para o futuro.
Joãozinho, de 34 anos, começou a carreira no Olivais Sul, rumando depois ao Olivais e Moscavide, onde concluiu a etapa formativa e fez a estreia no escalão sénior.
Em 2009/10, o futebolista transferiu-se para o Mafra, pelo qual jogou durante duas temporadas na segunda divisão portuguesa, antes de suscitar o interesse do Beira-Mar, para onde seguiria e onde viria a fazer a estreia no principal escalão do futebol português.
Após uma época e meia, e quase 50 jogos realizados pelo emblema de Aveiro, chegou o primeiro grande desafio da carreira, quando assinou pelo emblema 'verde e branco'.
O percurso de 'leão ao peito' foi de apenas meia época, seguindo-se uma temporada no Sporting de Braga, na qual foi intercalando entre a equipa principal e a formação secundária, antes de rumar ao estrangeiro, que era uma das suas "vontades".
Em 2017, e depois de experiências na Moldávia, Roménia e Bélgica, Joãozinho regressou a Portugal para alinhar pelo Tondela durante duas épocas, antes de assinar pelo Estoril, clube que representou nas quatro últimas temporadas, com um interregno.
Sobre a saída do emblema estorilista, o lateral remete para mais tarde as explicações que motivaram a sua rescisão, ressalvando, contudo, que o Estoril é o "clube do coração" e que deseja que "continue na I Liga".
"É o clube que quero que ganhe sempre", asseverou, revelando "o amor e as amizades" que guarda no emblema e que justificam a forte ligação que mantém com os dirigentes, funcionários e adeptos do clube.
"Estou a fazer o meu estágio de nível II de curso de treinador nos sub-23 do Estoril. O sentimento que eles têm por mim é o mesmo que tenho por eles", atirou.
Joãozinho compete atualmente na 2.ª Liga, sendo que, questionado sobre a possibilidade de regressar à I Liga, o defesa foi taxativo.
"Já não penso em regressar. Tenho 210 jogos na I Liga e já não é uma coisa com que sonhe. Se estiver num clube e subir de divisão, obviamente que ficarei contente, mas a II Liga já não é tão diferente da I Liga em termos qualitativos como era antes", reiterou, notando ter "ainda condições para voltar a jogar no escalão principal".
Incentivado a apontar os candidatos ao título de campeão nacional, o experiente futebolista coloca o Sp. Braga no mesmo lote dos três 'grandes'.
"Os quatro podem ombrear lado a lado para serem campeões, sendo que, tendo o Braga na luta, quem sai a ganhar é o campeonato", enalteceu.
Por LusaAvançado francês com problema muscular contraído no duelo da Taça em Leiria
João Carlos Pereira lidera o clube do Campeonato de Portugal que vai defrontar os leões na Taça de Portugal
Vice-campeão do Mundo de sub-20 pela Argentina sem direito a férias
Candidato lembra que apresentou programa eleitoral antes do atual presidente, que fez questão de ligar a Luís Filipe Vieira
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês