_

Propostas para novos formatos: grandes mais tarde na Taça, Supertaça a 4 e Campeonato de Portugal aumentado

• Foto: FPF

Deverá haver em breve novos formato nas competições organizadas pela FPF. Isso mesmo foi revelado no derradeiro painel do 1.º Congresso do Futebol Português que se realizou esta sexta-feira na Cidade do Futebol, apresentado pela Comissão das Competições.

Óscar Tojo, diretor técnico nacional, deu conta que, "atendendo aos períodos congestionados para os clubes que disputam as competições europeias, estes passam a entrar na Taça de Portugal só a partir da 4.ª eliminatória". A par disso, e contra o congestionamento, "a meia-final passa a ser disputada a uma só mão".

PUB

Já Pedro Silva, delegado da AF Viseu, revelou que, "depois de consultados jogadores, treinadores e responsáveis de clubes do Campeonato de Portugal, foram registadas queixas quanto ao mérito desportivo e à paragem prolongada, ficando as equipas paradas cerca de quatro meses entre uma época e outra". Nesse sentido, "foi proposto o alargamento de 56 para 64 equipas, com quatro séries de 16 clubes cada, sendo os vencedores premiados com a subida à Liga 3. Permite cerca de mais um mês de competição, reduzindo o tempo de paragem".

A eventualidade de ser repensado também o modelo da Supertaça, passando a ser disputada por quatro equipas e disputada no estrangeiro, não foi afastada. "É uma hipótese a ponderar, a pensar, deve ser refletida internamente a possibilidade de mais clubes participarem na competição", admitiu Óscar Tojo, no final do painel sobre as competições de clubes.

PUB

Por Mário Duarte
3
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Futebol Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB