O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse esta quinta-feira que a morte de João Oliveira Pinto, aos 52 anos, vítima de doença prolongada, é "uma notícia que enche de tristeza toda a família do futebol nacional".
"O desaparecimento do João Oliveira Pinto é uma notícia que enche de tristeza toda a família do futebol nacional. Não apenas pelo muito que nos deu em campo, mas, sobretudo, por tudo aquilo que nos continuava a dar como dirigente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, delegado da Assembleia-Geral da FPF e amigo de muitos de nós", declarou Fernando Gomes, citado pela federação.
Segundo o dirigente federativo, a luta contra uma doença oncológica, "tão breve quanto injusta e de desfecho infeliz", não apaga "um legado de grande amor ao futebol e de dedicação ao próximo".
Fernando Gomes lembra o título mundial sub-20 que conquistou pela seleção em 1991, em Lisboa, dois anos depois de Riade1989, em que esteve ausente, como parte da "Geração de Ouro", mas também "a simpatia, gentileza e sorriso aberto".
"A toda a sua família, aos seus amigos, ao Sindicato dos Jogadores, com uma palavra especial ao seu presidente Joaquim Evangelista, e a todos os clubes que o João representou na carreira envio as minhas mais sentidas condolências. Obrigado por tudo, João Oliveira Pinto", pode ler-se na declaração do presidente da FPF.
O antigo futebolista João Oliveira Pinto, campeão do Mundo sub-20 em 1991, morreu hoje aos 52 anos, vítima de doença prolongada, confirmou à Lusa o presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).
João Oliveira Pinto, um dos campeões do Mundo sub-20 da chamada 'Geração de Ouro' em Lisboa, em 1991, foi formado no Sporting, passou por vários clubes e foi também vice-campeão europeu de sub-21.
João Gonçalves, homem-forte do antigo clube do avançado, garante a Record que o reforço dos leões "treina como joga: intensamente"
Médio-ofensivo declinou a dispensa da seleção e sente-se pronto para ser utilizado esta noite
Seleção pode condicionar, já que o cafetero só deve chegar à Academia do Sporting na véspera do regresso à Liga. Dor de cabeça para Rui Borges
Reforço sonante ultrapassou timidez inicial, foi lançado às feras ao chegar a Alvalade e já convenceu plantel e adeptos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano