O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse esta quinta-feira que a morte de João Oliveira Pinto, aos 52 anos, vítima de doença prolongada, é "uma notícia que enche de tristeza toda a família do futebol nacional".
"O desaparecimento do João Oliveira Pinto é uma notícia que enche de tristeza toda a família do futebol nacional. Não apenas pelo muito que nos deu em campo, mas, sobretudo, por tudo aquilo que nos continuava a dar como dirigente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, delegado da Assembleia-Geral da FPF e amigo de muitos de nós", declarou Fernando Gomes, citado pela federação.
Segundo o dirigente federativo, a luta contra uma doença oncológica, "tão breve quanto injusta e de desfecho infeliz", não apaga "um legado de grande amor ao futebol e de dedicação ao próximo".
Fernando Gomes lembra o título mundial sub-20 que conquistou pela seleção em 1991, em Lisboa, dois anos depois de Riade1989, em que esteve ausente, como parte da "Geração de Ouro", mas também "a simpatia, gentileza e sorriso aberto".
"A toda a sua família, aos seus amigos, ao Sindicato dos Jogadores, com uma palavra especial ao seu presidente Joaquim Evangelista, e a todos os clubes que o João representou na carreira envio as minhas mais sentidas condolências. Obrigado por tudo, João Oliveira Pinto", pode ler-se na declaração do presidente da FPF.
O antigo futebolista João Oliveira Pinto, campeão do Mundo sub-20 em 1991, morreu hoje aos 52 anos, vítima de doença prolongada, confirmou à Lusa o presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).
João Oliveira Pinto, um dos campeões do Mundo sub-20 da chamada 'Geração de Ouro' em Lisboa, em 1991, foi formado no Sporting, passou por vários clubes e foi também vice-campeão europeu de sub-21.
A análise do treinador do E. Amadora à derrota no Dragão (1-3)
A análise de Vítor Pinto
Avançado espanhol voltou a estar em destaque frente ao E. Amadora
Golo do Estrela acordou os dragões, que depressa carregaram para selar uma vitória justa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo