A arbitragem é um sempre um dos temas quentes no futebol português e, por exemplo, poucas semanas após o polémico penálti cometido por António Silva frente ao Casa Pia – por mão na bola, num lance em que a bola ressalta primeiro na barriga do defesa do Benfica –, Duarte Gomes, diretor técnico nacional de arbitragem da FPF, explicou um dos lances mais difíceis de avaliar no futebol: os de braço ou mão na bola. Ontem, no programa ‘Livre Arbítrio’ do Canal 11, o antigo árbitro escolheu alguns lances de partidas... da liga turca. O primeiro, num duelo relativo à temporada passada entre Besiktas e Sivasspor, mostrava um possível penálti devido a braço na bola de um defesa da segunda equipa.
“É uma recomendação internacional. Não existe desvio nenhum e tem braço muito aberto em relação a trajetória da bola, quando tenta arrepender-se já desviou completamente. São decisões da UEFA que também seguimos”, explicou, mostrando as considerações da Direção Técnica Nacional neste tipo de lances: “A bola vem de longe e permite tempo de reação do defesa, que segue toda a sua trajetória. O braço esquerdo coloca-se numa posição não natural para o movimento defensivo, fazendo o corpo do jogador aumentar em volumetria de forma evitável e desnecessária.” A decisão neste caso passa por assinalar “pontapé de penálti sem ação disciplinar”, num “lance claro e evidente” – tem de haver intervenção do VAR se o árbitro não assinalar infração.
Duarte Gomes deixou claro que um dos objetivos passa por uniformizar critérios e aumentar a consistência neste tipo de lances (e não só).
Diretor técnico nacional de arbitragem explica lances de bola na mão e vice-versa
Israelita esteve no Portugal-Kosovo, a contar para o apuramento para o Europeu sub-19 feminino
Gustavo Correia, juiz de 33 anos da AF Porto, será 4.º árbitro no Estádio do Dragão
Duelo entre Jagiellonia Białystok e KuPS Kuopio vai ter arbitragem totalmente portuguesa
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo