A final da Allianz Cup, entre Sporting e FC Porto, vai contar com uma inovação do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. É que vai ser adotado o modelo FIFA, ou seja, vão ser nomeados dois vídeo-árbitros de serviço, enquanto um assistente terá as funções de AVAR.
Em vez de existir apenas um VAR em ação, como é habitual nos jogos do campeonato, por exemplo, o CA optou por fazer a mudança para o clássico deste sábado, às 19h45, bem como para a final da Taça de Portugal. Trata-se precisamente daquilo que a FIFA fez no Mundial'2018, sempre com dois vídeo-árbitros e um vídeo-árbitro assistente.
Esta mudança acontece para fortalecer a equipa de arbitragem numa partida decisiva, sendo que não existe uma dupla na Liga por questões de gestão do quadro de árbitros da Categoria C1 Pro. Com 20 juizes no principal escalão - mais quatro VAR exclusivos -, seria incomportável ter dois VAR em cada partida do campeonato, pelo que este modelo é excecionalmente adotado para estas duas finais, até porque não há outros jogos a acontecer no mesmo dia.
1/33
Árbitro português nomeado pela FIFA para o Argentina-Colômbia
A atuação de Ivan Kružliak em análise
Arbitragem dos jogos de Benfica, FC Porto e Sporting com a mesma avaliação
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça