_
O presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) considerou que a nomeação de Catarina Campos para o Euro'2025 feminino mostra reconhecimento por uma classe que "merece estar nestes patamares".
A árbitra portuguesa, a primeira mulher a estar na fase final de um Europeu, consta na lista de 13 árbitras para o torneio que vai decorrer no verão, na Suíça, juntamente com as compatriotas Andreia Sousa e Vanessa Gomes, como assistentes, e Tiago Martins, no videoárbitro (VAR).
"É uma notícia que nos deixa imensamente satisfeitos, mostrando que o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Arbitragem é reconhecido pelas instâncias internacionais, especialmente a aposta que fazemos no desenvolvimento da arbitragem feminina, com destaque para as nomeações para jogos das competições profissionais", manifestou Luciano Gonçalves, citado em comunicado.
O dirigente defendeu que "a arbitragem portuguesa merece estar nestes patamares mais elevados pela qualidade dos árbitros e pela forma como se esforçam diariamente", acrescentando que "estas nomeações servem de estímulo" para continuar a "desenvolver a atividade cada vez melhor".
Por sua vez, o presidente da FPF, Pedro Proença, falou em "mais uma prova de confiança e reconhecimento a nível internacional, da qualidade, competência e evolução da arbitragem portuguesa", pelo que "vão encher de orgulho" Portugal.
No sábado, Catarina Campos tornou-se na primeira mulher a dirigir um jogo da 1.ª Liga, ao dirigir a receção do Casa Pia ao Rio Ave, em Rio Maior, na abertura da 27.ª jornada, que terminou com a vitória dos gansos (2-1).
Todas as equipas de arbitragem são europeias, com exceção de uma, que pertence à Confederação sul-americana de futebol (CONMEBOL), mais concretamente Edina Alves Batista, do Brasil, juntamente com duas assistentes, para o torneio que vai decorrer na Suíça, entre 02 e 27 de julho, no qual vai participar a seleção portuguesa.
Portugal vai estrear-se, no Grupo B, com a Espanha, campeã do mundo e detentora da Liga das Nações, no dia 3 de julho, em Berna, defrontando, quatro dias depois, a Itália, em Genebra, e a Bélgica, no dia 11, em Sion.
A atuação de Hélder Carvalho em análise
Antigo árbitro internacional espanhol avalia lances polémicos da 28.ª jornada da Liga Betclic
Conselho de Arbitragem tinha enviado as notas corretamente mas estas acabaram por sair inicialmente truncadas
Notas divulgadas esta segunda-feira pelo Conselho de Arbitragem da FPF
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Encarnados conquistam prova de infantis e o avançado sagrou-se melhor marcador da prova (9 golos) e melhor jogador
Lendário nome do futebol alemão, que também fez história em Itália, lamenta a trágica eliminação no apuramento para o Mundial
Nervos estiveram à flor da pele durante a cobrança dos penáltis, que viria a determinar o vencedor da partida
Técnico do Atlético Ottawa pediu um 'challenge', tentando reverter um penálti contra a sua equipa
Rute Cardoso contribuiu com o seu testemunho para a biografia oficial do internacional português que vai ser lançada no dia 9