A seleção portuguesa venceu hoje a congénere do Azerbaijão por 5-2, em jogo dos oitavos-de-final da fase europeia de qualificação para o Mundial2011, que decorrerá em Roma.
No espaço de um minuto, entre o quinto e o sexto, o avançado português Madjer assinou dois golos que deitaram por terra a estratégia inicial dos azeris, que passava por uma postura expectante e a exploração do contragolpe, de forma a surpreender a seleção lusa.
No segundo tempo, Portugal acentuou a sua supremacia individual e coletiva com o terceiro golo, novamente de autoria de Madjer, em jogada de entendimento com Belchior.
Nem o golo do azeri Bachirov, a reduzir a diferença, perturbou a equipa das "quinas", ciente da sua superioridade, expressa de seguida com os quarto e quinto golos, assinados por Belchior e Jordan, este na cobrança de um livre.
No último período, o Azerbeijão reduziu para 5-2, com um golo de Huseynov, com Portugal a gerir a vantagem.
Com esta vitória, a seleção lusa qualificou-se para os quartos de final do torneio juntamente com as seleções da Roménia, Ucrânia, Hungria, Suíça e Espanha, aguardando-se o desfecho das partidas Rússia-Turquia e Itália-Polónia para a realização do sorteio da próxima fase.
Portugal atingiu os oitavos-de-final depois de vencer o seu grupo (D) com três vitórias sobre Inglaterra, Estónia e Israel, numa competição que se iniciou com 27 seleções, divididas por 7 grupos, a lutar por cinco vagas para o Mundial2011, a disputar em Roma.
Os quatro semifinalistas juntar-se-ão à Itália, país organizador do próximo Mundial, definindo-se as cinco seleções que representarão a Europa naquele evento.
Se a Itália estiver entre os quatro semifinalistas, será criado um grupo com as seleções eliminadas nos quartos de final, em que o primeiro classificado garantirá a presença em Roma.